Novo golpe do WhatsApp promete saque de dinheiro esquecido nos bancos; entenda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Novo golpe no WhatsApp leva vítimas a clicarem num link pelo qual, supostamente, é possível consultar valores para saque em contas antigas.

Cibercriminosos se aproveitaram de uma novidade do Banco Central (BC) para aplicar um golpe pelo WhatsApp.

Recentemente, o BC lançou uma ferramenta para correntistas consultarem valores esquecidos em contas fechadas. No entanto, pelo alto número de acessos, a plataforma caiu e só voltará a funcionar na segunda-feira (14/02).

A partir disso, fraudadores começaram a usar termos e elementos visuais semelhantes aos do Banco Central para realizar furtos pela internet. A palavra-chave que possibilita o engano de várias pessoas é “Registrato”, o nome da ferramenta do BC.

Segundo o site concursosnobrasil.com, a pesquisa resulta em seis sites diferentes com táticas similares para fraudes. A palavra em questão é usada também no novo golpe do WhatsApp para confundir as vítimas e fazer com que elas tenham suas informações bancárias roubadas.

Como funciona o novo golpe do WhatsApp

Os golpistas enviam uma mensagem pelo chat online informando sobre o saque de recursos esquecidos. Junto com o texto, há um link que supostamente leva o usuário para uma consulta de valores. Ao clicar nesse site falso, o dispositivo é infectado com um vírus que dá acesso aos dados da vítima.

Então, os cibercriminosos usam isso como forma de convencer a pessoa a enviar uma quantia de dinheiro. Parte da mensagem do novo golpe do WhatsApp diz “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via Pix, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram!”.


+ Tecnologia