Novo canal de WhatsApp da Saúde de Franca pretende reduzir faltas em consultas

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de março de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Saúde de Franca criou e já colocou em funcionamento o sistema de confirmações de consultas agendadas para pacientes na rede municipal

Recurso da Secretaria de Saúde de Franca já está em funcionamento – foto Arquivo

 

A Secretaria de Saúde de Franca criou e já colocou em funcionamento o sistema de confirmações de consultas agendadas para pacientes na rede municipal.

Através do aplicativo de mensagens WhatsApp, os francanos que agendam consultas com especialistas no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) estão recebendo, com uma semana de antecedência, mensagens de confirmação de seus atendimentos, contendo o nome da especialidade, data, horário e local da consulta.

A mensagem informa ainda que é apenas uma notificação e lembrete sobre o atendimento, que não há necessidade do paciente responder.

O aviso é enviado através do telefone (16) 3711-9592, da Secretaria de Saúde, utilizado apenas para esta finalidade.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que esta medida visa aperfeiçoar cada dia mais o atendimento prestado pelo município, evitando que as pessoas ‘esqueçam’ a data de agendamento das consultas, contribuindo também para a redução do absenteísmo de pacientes nos procedimentos.

Segundo ela, a secretaria registra uma média de 21% de faltas em consultas de especialidades e cerca de 35% na ginecologia.

“Queremos garantir que cada pessoa tenha acesso rápido e fácil às informações necessárias para cuidar da sua saúde”, afirmou.

De acordo com a secretária, o sistema está em pleno funcionamento e para garantir que ele continue tendo o resultado esperado é essencial que a população mantenha o cadastro sempre atualizado, com endereço e telefones de contato, procurando uma das UBS’s (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

“Queremos reforçar a importância de manter seus contatos sempre atualizados em nossos registros, para que todos possam usufruir plenamente desse novo serviço”, reforçou.

Atualmente, são prestados cerca de 16 mil consultas e atendimentos em 21 especialidades, por mês, no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), que funciona na Vila Santa Eugênia.

A nova unidade do NGA está em construção no Jardim Botânico, na Região Sul.


+ Saúde