Novo 4º ano do ensino médio no Estado atrai somente 10% dos alunos

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 11 de novembro de 2020 às 21:52
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 08:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa nova série escolar foi criada pela secretaria estadual de educação

Dos 310 mil alunos da rede pública de São Paulo que vão se formar neste ano no ensino médio, 31 mil, ou seja, 10%, optaram por cursar o 4º ano opcional a fim de recuperar o conteúdo perdido em razão da pandemia do novo coronavírus e do consequente fechamento das escolas para aulas presenciais.

Os alunos devem estudar com colegas que estarão no 3º ano em 2021, mas com flexibilidade para montar seus currículos. As informações são da agência Folhapress.

Essa nova série escolar foi criada pela secretaria estadual de educação como uma tentativa de dar uma nova chance aos estudantes para que estejam mais preparados para prestar o Enem e os vestibulares. Neste ano, eles terão no máximo, a depender da cidade, dois ou três meses de aulas presenciais.

Embora baixo à primeira vista, o número de inscrições, encerradas em 30 de outubro, superou as expectativas do secretário de educação, Rossieli Soares.

Ele diz que esperava o interesse de cerca de 5%, ou 15 mil, por se tratar de uma extensão opcional do curso e especialmente diante da piora causada pela pandemia na crise econômica, o que pressiona muitos jovens a procurar trabalho cada vez mais cedo.

Segundo Caetano Siqueira, responsável pela coordenadoria pedagógica da secretaria, o governo está trabalhando com a possibilidade de que haja desistência no início do ano, mas também que outros alunos possam se interessar pela proposta e o contingente cresça.

Não está prevista oficialmente a abertura de novas inscrições, mas Siqueira afirmou que, a depender do número de interessados, é possível que novas vagas venham a ser criadas.

Apesar de o estudante poder escolher as matérias, será obrigatório que curse ao menos três disciplinas. Não há limite máximo, ele pode fazer todas as que forem oferecidas.

O aluno deverá se submeter às provas normalmente para acompanhar o seu desenvolvimento e, além disso, será dado, ao final do ano, um certificado do 4º ano, com a quantidade de horas cursadas.

Uma das opções que pode ser interessante para os jovens é a de aproveitar para fazer uma qualificação profissional associada ao 4º ano, aberta agora mesmo para aqueles que tenham cursado o ensino médio regular, e não o técnico.

Serão oferecidas vagas do projeto NovoTec Expresso, que dura um semestre. Se a pandemia exigir, é possível que sejam semipresenciais, associando aulas presenciais a remotas, mas, se não houver restrição, as aulas acontecem nas escolas.

Dentre as 11 opções estão, por exemplo, princípios do empreendedorismo, operador de telemarketing, informática básica, criação de conteúdo para redes sociais, produção multimídia e recepção e atendimento ao cliente.


+ Educação