No ‘Dia do Comerciante’, ACIF traça perfil do setor comercial em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de julho de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levantamento do Instituto de Economia da ACIF mostra ranking dos bairros com maior número de empresas, as atividades mais recorrentes e o crescimento dos últimos anos

O estudo é publicado neste mês, quando se comemora o Dia do Comerciante, em 16 de julho

 

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) traçou o perfil do comércio local por meio de um levantamento que mostra o ranking dos bairros com maior número de empresas, as atividades mais recorrentes, a proporção de MEIs, o crescimento de CNPJs nos últimos 5 anos e os principais setores econômicos da cidade.

O estudo é publicado neste mês, quando se comemora o Dia do Comerciante, em 16 de julho.

“Aproveitando esta data comemorativa, a ACIF entrega à cidade o perfil de suas atividades”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

“Neste estudo, o Comércio e os Serviços se revelam como os setores que abrigam mais empresas, na cidade de Franca. São os que mais empregam e responsáveis por movimentar 79% do PIB local”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

De acordo com o IE-ACIF, Franca possui, atualmente, 50.425 empresas ativas, sendo 85,45% delas registradas como MEIs e microempresas.

O estudo ainda mostra que 53,6% dos CNPJs foram ativados entre 2015 e 2020, ou seja, nos últimos 5 anos.

Venda de vestuário, fabricação e acabamento de calçados, cabeleireiros e varejo de calçados são as atividades mais recorrentes no município. Em relação aos empregos, o setor que mais se destaca na cidade é o de Serviços.

“O crescimento do número de empresas e, consequentemente, o de empregados no setor de Serviços é um cenário positivo para a economia da cidade, pois é o que melhor remunera seus trabalhadores, pagando, segundo dados do CAGED/TEM, um salário médio de R$ 2.463,00”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey.

“Com o aumento do salário médio do Franca, teremos mais poder de consumo impulsionando, ainda mais, o crescimento de novos comércios na cidade”, diz.


+ Comércio