Multas por uso de celular ao volante cresceram 160% no 1º semestre no estado de SP

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 13 de julho de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os primeiros seis meses de 2022 tiveram 140.451 infrações pelo uso do aparelho, em comparação com 53.964 no mesmo período do ano passado

Uso do celular ao volante aumenta o risco de acidentes em 400% – foto Freepik

 

As multas por uso de celular ao volante cresceram 160% no primeiro semestre de 2022 no estado de São Paulo, segundo dados divulgados na última terça-feira (12) pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

O levantamento mostra que os primeiros seis meses de 2022 tiveram 140.451 infrações pelo uso do aparelho, em comparação com 53.964 no mesmo período do ano passado.

Só na capital, 109.121 condutores foram multados por manusear, utilizar ou segurar o telefone celular ao volante entre janeiro e junho deste ano, o equivalente a 77,7% das infrações do tipo registradas em todo o estado.

No que diz respeito ao total de todas as multas aplicadas no estado, as infrações pelo uso do celular correspondem a 12,5%, disse o Detran-SP.

Para fins de comparação, no mesmo período em 2018 esse tipo de multa representava 6,1% do total em São Paulo, e no ano passado o índice foi 6,9%.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani Neto, “é preciso que os motoristas entendam que, assim como a bebida alcoólica, o telefone móvel não combina com direção. Um trânsito mais seguro depende do engajamento de todos”.

A infração é classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como gravíssima e o condutor que for multado por uso de celular ao volante terá que desemolsar R$ 293,47, e ainda pode perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A multa pode vir acompanhada de outros tipos de autuações como a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, com valor de R$ 130,16 e que rende mais cinco pontos na carteira.

Mandar um áudio, uma mensagem, manusear o celular ao volante ou mesmo colocar o aparelho entre as pernas são ações que causam distrações e podem provocar acidentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do celular enquanto dirige pode aumentar em 400% o risco de acidente.

*Informações CNN


+ Trânsito