Morre Ademir, da Nena Agência de Viagens, pioneiro do turismo em Franca e região

  • Robson Leite
  • Publicado em 22 de outubro de 2021 às 11:44
  • Modificado em 22 de outubro de 2021 às 11:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ligado ao turismo, Ademir visitou mais de 200 países. Foi capa da primeira edição da Revista Mérito, contando suas andanças pelo mundo.

Nena, com Ademir, em uma das mais recentes viagens à Europa

Faleceu na manhã desta sexta-feira (22), o empresário Ademir Sebastião de Souza, fundador da Nena Agência de Viagens.

Ademir foi vítima de um câncer. Assim que recebeu o diagnóstico da doença, o empresário se submeteu a tratamento. Os médicos lhe deram alta como curado.

Vários anos depois, a doença se manifestou novamente, tirando paulatinamente a força do empresário, que sempre foi uma pessoa determinada.

Mesmo com o diagnóstico da recidiva, Ademir fazia sua caminhada diária ao lado da esposa Nena, até que as forças não permitiram mais.

Recentemente, o empresário foi internado no Hospital São Joaquim, com acompanhamento médico de Franca e de especialistas de São Paulo.

Cidadão francano

Nascido em São Simão, Ademir veio para Franca como professor. Era um intelectual, de vasto conhecimento cultural, apreciador de leitura e colecionador de livros raros.

Ele contou que quando desceu do trem de ferro, na Estação da Mogiana, e se dirigiu ao centro de Franca, passou pela Água da Careta. E como escrito na lenda, nunca mais deixou Franca.

Ademir Sebastião Pedro de Souza se casou com Nena e teve quatro filhos: Marcelo, Fabiano, Gustavo e Saulo, todos casados.

A família sempre trabalhou unida na proposta de fazer um bom turismo.Era emocionante ouvir Ademir contar o início da jornada e ver as fotos da antigas “jardineiras” que ele a esposa utilizaram no início da empresa.

Ex-funcionário de Alzira Turismo, Ademir começou a fazer fretamentos e excursões para cidades do Estado, principalmente para o Santuário de Aparecida.

Todos ao trabalho

Com a chegada dos filhos à idade de trabalhar, fez questão de ensinar o valor do esforço e da amizade.

Seus filhos Fabiano e Gustavo foram funcionários das empresas aéreas que operavam em Franca e madrugavam às 4h para encaminhar o embarque dos passageiros a partir das 5 da madrugada.

Durante alguns anos, Ademir foi proprietário da FM 95, Rádio 3 Colinas, que depois vendeu para concentrar na sua atividade principal.

Além da Nena Viagens, que funcionava como agência, ele e os filhos criaram a empresa de transportes, com a preocupação de ter sempre os melhores ônibus.

A empresa opera os “bate volta” para vários centros brasileiros.

Também construiu o Nena Suite Hotel, que funciona na rua General  Osório.

Mas mais do que o trabalho em grupo, Ademir foi um apaixonado por trens, locomotivas e ferrovias. Sempre tinha uma viagem no Brasil para apreciar um trecho ferroviário.

Suas viagens para a Europa priorizavam os trajetos ferroviários e sabia dar dicas dos melhores trechos, trens, caminhos e panoramas.

Foi por seu trabalho e de seus filhos que existe hoje o Caminho da Fé, uma ideia que surgiu há mais de 20 anos e que demorou para ser estabelecida. Eles fizeram todo o trabalho, desde o mapeamento até definição de pousadas.

Como pessoa ligada ao turismo, Ademir visitou mais de 200 países. Foi capa da primeira edição da Revista Mérito, contando suas andanças pelo mundo.