Monsenhor José Geraldo participa do Encontro de Reitores de Santuários do Estado

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 24 de agosto de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O encontro se aprofundou em temas como “Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar!” e “Gestão dos Santuários”.

Termina nesta quinta-feira (24), o 2º Encontro de Reitores de Santuários do Estado de São Paulo, que está sendo realizado no Santuário de Aparecida desde segunda-feira (21).

O reitor do Santuário Santo Antônio, de Franca, monsenhor José Geraldo Segantin, está entre os 60 religiosos presentes ao evento.

Esta é a segunda edição do evento. O primeiro aconteceu há muitos anos, bem antes da pandemia, então fazia tempo que este evento não acontecia.

“Com a graça de Deus, conseguimos entrar em contato com diversos santuários do estado de São Paulo e eles entenderam a importância do encontro”, afirma o coordenador do Regional Sul I e organizador do evento, Padre Márcio Almeida, Reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo.

Vocação e missão dos Santuários

O encontro se aprofundou em temas como “Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar!” e “Gestão dos Santuários”.

Monsenhor José Geraldo Segantin destacou alguns pontos discutidos durante o evento que se encerra nesta quinta-feira (24).

Dentre eles, alguns foram ratificados, como:

01- todos os Santuários são moradias da intimidade de Deus;

02- todo Santuário é o lugar do afeto, da acolhida;

03- quem vai a um Santuário faz mudanças dentro de si;

04- o Santuário é lugar de acolhida e é a fonte do calor humano;

05- no Santuário o Sagrado (Deus) se revela, se mostra perto das pessoas;

06- no Santuário tudo tem que possuir um clima positivo (cânticos, orações,  pregações);

07- a Missa é o centro de todas as atividades de um Santuário;

08- no Santuário as bênçãos,  as novenas, a adoração ao Santíssimo Sacramento,  as confissões, o terço,  as ladainhas constituem as portas abertas para os fiéis se santificarem sempre;.

09- onde se encontrar um Santuário as comunidades paroquiais devem organizar peregrinações e romarias.

Peregrinação e devoção

O coordenador do Encontro de Reitores, padre Márcio Almeida, explicou que o Santuário é uma Igreja de peregrinação e devoção.

“Uma Igreja onde as pessoas, não somente do território paroquial, da cidade, mas de diversos outros lugares vêm com esta intenção de fazer uma experiência de Deus através daquele santo que elas amam e veneram”.


+ Religião