Mochila é considerada bagagem de mão? Confira o que diz a lei

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de abril de 2025 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pode levar uma mochila no avião e mais a bagagem de mão? Essas são algumas das principais dúvidas entre os passageiros de primeira viagem

Quem vai viajar de avião pode ter dúvidas sobe o tipo de bagagem de mão aceita pelas companhias aéreas – foto Freepik

 

Pode levar uma mochila no avião e mais a bagagem de mão? Mochila é considerada bagagem de mão? Quais as diferenças entre a bagagem de mão e o item pessoal?

Essas são algumas das principais dúvidas entre os passageiros de primeira viagem – e até alguns com mais milhas voadas.

O que é bagagem de mão?

Bagagem de mão é o maior volume que você levar para dentro da cabine do avião, sem a necessidade de despachar.

A maioria das companhias aéreas permite que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão a bordo. Ela geralmente é uma mala pequena, mas também pode ser mochila ou outro tipo de bagagem.

O que importa é que tenha as medidas e peso dentro dos limites máximos estabelecidos pelas companhias.

As empresas brasileiras, por exemplo, estipularam as medidas limites de 35 cm de largura por 25 cm de comprimento e 55 cm de altura e, por lei, cada passageiro pode levar até 10 kg sem custo extra.

Se você for viajar com alguma companhia internacional, verifique no site a política de bagagem dela.

Companhias low cost, como as chilenas Sky Airlines e a JetSmart, por exemplo, não incluem nem bagagem de mão nas tarifas mais baratas. Para levar itens além do artigo pessoal, é necessário pagar.

A bagagem de mão deve ser acomodada no bagageiro acima dos assentos ou então embaixo da poltrona à frente do passageiro (isso se o viajante não estiver também levando um artigo pessoal).

O que levar na bagagem de mão?

Há muitos passageiros que viajam apenas com bagagem de mão, então é nela que estarão todas as roupas, produtos de higiene e todo o resto que estaria em uma bagagem despachada, caso houvesse.

O que é item pessoal no avião?

Já o item pessoal (ou artigo pessoal) é o que você pode levar a bordo além da bagagem de mão: geralmente uma mochila, uma bolsa ou uma sacola pequena.

Caso o seu assento seja na saída de emergência ou na primeira fileira do avião, o item pessoal deverá ser guardado no compartimento superior da aeronave.

Nos demais assentos, comissários pedem que você deixe o item pessoal abaixo do assento da frente, perto dos seus pés.

Apesar de as companhias aéreas geralmente não fiscalizarem as medidas deste artigo, está subentendido que ele precisa ser suficientemente pequeno para caber embaixo do assento à frente do passageiro (ajuda se for de um material maleável).

No item pessoal geralmente são levados notebook, tablet, máquinas fotográficas, documentos, produtos de higiene pessoal que podem ser necessários durante o voo, livros ou passatempos, remédios, além de uma muda de roupa (porque – três batidinhas na madeira – ninguém está livre de ter a bagagem despachada extraviada).

É bom evitar líquidos nesta mochila ou bolsa, uma vez que podem vazar e molhar equipamentos e documentos.

Pode levar bagagem de mão mais mochila no avião?

As tarifas mais baratas de boa parte das companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente para dentro da cabine uma bagagem de mão mais um artigo pessoal (mochila, bolsa ou sacola pequena).

A exceção fica por conta de low costs como a Sky, Flybondi e Ryanair, entre outras, que gratuitamente permitem apenas um item pessoal a bordo.

Então, a dica é sempre consultar no site da companhia qual é a política da tarifa que você escolheu.

Mochila é considerada bagagem de mão?

Uma mochila pequena pode ser levada como um artigo pessoal, além de uma bagagem de mão. Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem ser igualmente levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas.

O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas. Sendo uma delas pequena o suficiente para ir embaixo do assento da frente (artigo pessoal) e outra que tenha o peso e os limites máximos definidos pelas companhias para a bagagem de mão – o que significa que mochilões que se enquadrem nas medidas estipuladas (25 cm comprimento, 20 cm de largura e 45 cm de altura) também pode ser utilizados como bagagem de mão.

*Fonte: Melhores Destinos


+ Viagem