Ministra Damares Alves recebe presidente da Feapaes-SP na esplanada dos ministérios

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de agosto de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A ministra Damares Alves ouviu as reivindicações da diretoria da Feapaes-SP, que continua atuando firme na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

 

A presidente da Feapaes-SP, Vera Lúcia Ferreira, a diretora social, Cristiany de Castro, com a ministra Damares (Foto: Willian Meira/MMFDH)

Na tarde desta quarta-feira (4), a presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo, Vera Lucia Ferreira, juntamente com a diretora social, Cristiany de Castro, esteve em audiência com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Também participou da audiência a  Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Roberta Gaspar de Oliveira.

O objetivo do encontro foi apresentar as demandas das APAES do estado de São Paulo.

Um dos temas tratados, foi a necessidade de maior investimento por parte do governo federal para a política pública de assistência.

Contrapartida

Segundo a presidente da Feapaes-SP, Vera Lucia Ferreira, as APAES estão ofertando uma contrapartida muito alta, tornando inviável a manutenção dos vários serviços prestados.

Outro ponto abordado durante a audiência foi o envelhecimento das pessoas com deficiência.

Atualmente, as APAES do estado de São Paulo ofertam o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e algumas ainda ofertam o serviço de acolhimento institucional de alta complexidade na modalidade de Residência Inclusiva.

“É muito importante falarmos sobre o envelhecimento dessas pessoas”, explica Vera Lucia.

Na reunião desta quarta-feira (04) ela apresentou as ações do movimento e destacou a importância do Governo Federal em dar uma atenção diferente por parte do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para a causa da pessoa com deficiência em geral.

Pandemia

O contexto de pandemia também foi elencado, tendo em vista que a vulnerabilidade e a fragilidade social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla aumentaram durante esse período

“É necessário realizar políticas públicas que reverta a situação que a pandemia causou à essas pessoas”, disse a diretora social Cristiany de Castro.

Por isso, Vera Lucia enfatizou a importância da continuidade dos atendimentos prestados pelas APAES paulistas, pois os serviços, programas e projetos realizados possui impacto social na vida de mais de 70 mil dessas famílias.


+ Inclusão