Minas Gerais agora tem caminho peregrino de São Tiago, inspirado em Compostela

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de julho de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rota inaugurada tem 274 quilômetros e vai de Ouro Preto ao município que leva o nome do santo, conhecida como a “Cidade do Biscoito”

Mapa do percurso entre as cidades mineiras que compõem o Caminho de São Tiago

Muitas histórias, aventuras a cada passo, comidas típicas no prato e paisagens espetaculares para guardar na memória ou compartilhar com os amigos.

Minas tem, desde quarta-feira (21), o Caminho de São Tiago, rota turística que começa em Ouro Preto, na Região Central do estado, e termina em São Tiago, na Região do Campo das Vertentes, considerada a “terra do biscoito”.

A “abertura” do novo caminho foi anunciado e comentado nas redes sociais de grupos de francanos que já fizeram o Caminho de Santiago de Compostela e também o Caminho da Fé, seja a pé ou de bicicleta.

Essas pessoas mantém uma espécie de “confraria”, evocando as lembranças do caminho, que deixa marcas e experiência para a vida inteira, seja no campo pessoal, seja no campo espiritual.

Primeira chegada

Pousada existente no Caminho de São Tiago, já com o totem indicativo

A cidade de São Tiago, em Minas, com 11 mil habitantes, vive a expectativa para a chegada, no início da tarde de domingo, do primeiro grupo de viajantes.

Segundo o jornal Estado de Minas, o dia será triplamente especial, pois, além da abertura do roteiro, 25 de julho é consagrado ao santo e 2021 o chamado Ano Santo Compostelano, que ocorre quando a data do martírio do apóstolo Tiago coincide com um domingo.

Na praça central de São Tiago, há um marco e uma placa com os dizeres:

“A mais completa rota turística das Minas Gerais, por onde se aventuram tropeiros e inconfidentes. Um roteiro onde transbordam história, natureza, religiosidade e toda a hospitalidade do povo mineiro. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, Minas tem agora o seu próprio Caminho de São Tiago”.

Portanto, estão aí as boas-vindas

Totem e placa que celebra o início das atividades do Caminho de São Tiago

A nova rota turística inclui 11 municípios mineiros das regiões Central e Campos das Vertentes, onde vivem cerca de 400 mil pessoas.

São eles Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel  Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

O objetivo é dinamizar a economia das cidades, especialmente as de menor porte, atrair visitantes e dar maior visibilidade aos pontos de relevância turística.

Segundo as informações, já há mais de 20 prefeituras interessadas em aderir ao Caminho de São Tiago.

Áreas rurais 

Paisagem que o peregrino vai encontrar em vários trechos do caminho

Para desfrutar do roteiro de 274 quilômetros, que já tem sinalização indicativa com 360  marcos (tótens) no sentido São Tiago – portanto, a orientação é para o passeio ser nessa direção – o viajante poderá seguir a pé, de bicicleta ou a cavalo.

80% dos trechos ficam na zona rural dos municípios. As pessoas poderão dormir nas cidades e percorrer o caminho durante o dia. São Tiago, por exemplo, que há alguns anos tinha apenas um hotel, conta hoje com cinco.

Na viagem inaugural, a turma segue em número reduzido devido à pandemia. A fim de mostrar as possibilidades no deslocamento, o primeiro grupo seguiu de Ouro Branco até Conselheiro Lafaiete de bicicleta, planejando ir, na sequência a cavalo e a pé.

Diante dos olhos, há fazendas, pontes de pedra, casario dos tempos coloniais, igreja barrocas, centros de artesanato e monumentos que contam a história tricentenária de Minas Gerais.

Parceiros

Impossível falar no Caminho de São Tiago sem fazer referência ao célebre Caminho de Santiago, rota de peregrinação rumo a Santiago de Compostela, na Espanha.

Já estão adiantados os entendimentos para que os dois caminhos, o mineiro e o europeu, se tornem parceiros.

A ideia é que o trecho percorrido aqui se some ao espanhol, que totaliza mais de 800 quilômetros e apresenta pontos de partida em Portugal e França.

A exemplo do caminho europeu, que atrai gente do mundo inteiro, o mineiro também terá um passaporte para moradores e visitantes registrarem sua participação.


+ Religião