Microsoft cria sistema que ‘dedura’ entediados em reuniões online – saiba como

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de dezembro de 2020 às 01:46
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A ferramenta entregará uma nota mensal sobre os encontros para a gestão das empresas participantes

A Microsoft patenteou um sistema para avaliar o desempenho e performance dos participantes em reuniões de trabalho online.  

A nova ferramenta pretende pontuar aspectos relacionados aos colaboradores, ambiente e clima dos encontros profissionais via videochamadas por meio de câmeras, sensores e softwares disponíveis no Office. A informação é do portal Daily Mail.

Alguns dos atributos avaliados como positivos para o desempenho durante uma reunião à distância são a linguagem corporal e as expressões faciais dos conectados. 

Logo, sentar-se com postura e evitar franzir a testa garantirá alguns pontos na performance. 

Fazer cara de tédio, por outro lado, contará pontos negativos. 

Outros tópicos são o tempo de fala, a quantidade de participações e até a temperatura do local onde o empregado está.

O sistema avaliará, ainda, se a pessoa responde e-mails, entra em redes sociais e tem outras distrações durante a reunião. 

Esses momentos, alheios ao foco principal, são considerados pela tecnologia como “de dispersão“, e também serão listados em relatório.

A cada 28 dias, a ferramenta entregará uma nota sobre o funcionário e uma lista com os desafios enfrentados, para que sejam solucionados pelos gestores. 

Além disso, o sistema pode ter a função de avaliar e indicar o melhor horário para a reunião com base nas informações coletadas em ocasiões anteriores, tornando o bate-papo mais produtivo e evitando desperdício de tempo e energia.

O sistema ainda não foi lançado oficialmente pela Microsoft. 

A patente ocorreu em 12 de novembro, nos Estados Unidos, limitando o uso da ferramenta e a utilização desses protocolos por outras companhias.

*Informações Metrópoles


+ Tecnologia