MICAM gera negócios de mais de US$7,6 milhões para marcas brasileiras

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 12:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
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Volume pode chegar a US$ 20 milhões em negócios futuros – 69 empresas, inclusive de Franca, participaram

Considerada a maior feira
calçadista do mundo, a MICAM, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de fevereiro,
em Milão, na Itália, gerou mais de US$ 7,6 milhões em negócios imediatos para
as 69 marcas brasileiras participantes, inclusive de Franca.

A participação foi viabilizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às
exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de
Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 


A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Maria Patrícia de Freitas,
ressalta que, para os próximos meses, em negócios decorrentes da participação,
o volume negociado deve chegar a 1,8 milhão de pares, equivalente a cerca de
US$ 20 milhões. 


Segundo ela, embora a oscilação cambial tenha prejudicado a formação de preços,
o fato não teve grande relevância, já que a MICAM é considerada uma mostra da
moda mundial, na qual o principal atrativo não é o preço, mas sim os
diferenciais estéticos e qualitativos dos produtos apresentados. “A feira foi
satisfatória, especialmente com relação à qualidade dos contatos
proporcionados, um total de mais de mil, sendo pelo menos metade desses
inéditos”, conclui Maria Patrícia. 


A participação do Brazilian Footwear na MICAM, foi além da promoção comercial
das 69 marcas participantes. Isso porque, nos primeiros três dias do evento,
sete marcas verde-amarelas participaram dos desfiles realizados na Micam
Square, o Fashion Show. “Os desfiles são os destaques da mostra, então a
participação das marcas nacionais trouxe uma visibilidade muito importante ao
calçado brasileiro”, avalia Maria Patrícia. Participaram dos desfiles as marcas
verde-amarelas Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Dumond, Werner, Beira Rio
Conforto, Moleca e Contramão.


Conforme a promotora do evento, nesta 85ª edição foram cerca de 1,4 mil
expositores, quase metade deles de fora da Itália, sendo que o Brasil trouxe
uma das três maiores delegações estrangeiras para o evento.
Representada pelo presidente Abdala Jamil Abdala, a Francal ocupou um espaço no
estande do Brazilian Footwear para interagir com os milhares de visitantes da
feira italiana, vindos de todas as partes do mundo, e atrair compradores para
fazer negócios com os expositores da Francal, em julho.


Participaram, por meio do Brazilian Footwear, as marcas: Jorge Bischoff, Loucos
& Santos, Raphaella Booz, Luz da Lua, Invoice, Guilhermina, Ferracini 24h,
Pegada, Democrata, Dumond, Capodarte, Divalesi, Killana, Sollu, Shoetherapy,
Savelli, Opananken Antitensor, Bibi, Contramão, Pampili, Ortopé, Piccadilly,
Hotion, Andacco, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Modare
Ultraconforto, Molekinho, Madeira Brasil, Verofatto, Bottero, Cecconello,
Itapuã, New Face Original, Stéphanie Classic, Ramarim, Comfortflex, Whoop,
Capelli Rossi, Indiana Colors of Brazil, Tabita, Dakota, Tanara Brasil, Kolosh
Brasil, Carrano, Suzana Santos, Renata Mello, Ala, Zatz, Cristófoli, Cravo
& Canela, West Coast, Usaflex, Valentina, Werner, Viviar Shoes, Kildare,
Anatomic & Co, Moema, Amazonas, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago,
Boaonda e Petite Jolie.


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