compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Vereadora destaca importância do SESC e solicita mais investimentos na cultura e educação especial em Franca

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca desta semana, a vereadora Marília Martins (PSOL) utilizou a tribuna para destacar diversos temas de interesse público, com ênfase na cultura, educação e atendimento à população em situação de rua.
A parlamentar iniciou sua fala ressaltando a importância do SESC, que recebeu a 6ª Sessão Ordinária, e a significativa conquista para a cidade após décadas de espera para a construção do espaço. “É um grande prazer estar aqui nesse palco. Esse SESC que foi tão sonhado por tantos anos, um terreno que ficou por mais de 30 anos desde 1987 até conseguirmos essa conquista”, afirmou.
Marília também defendeu a expansão das atividades culturais para além do centro da cidade, buscando alcançar todos os bairros. “Estamos aqui para falar sobre a cultura e a necessidade de estendê-la a todos os bairros da cidade”, destacou, ressaltando seu acompanhamento junto à Prefeitura sobre a nova Secretaria de Esporte e Cultura.
A vereadora questionou aspectos como as nomeações para cargos e a definição do orçamento da pasta, apontando que, atualmente, os artistas contam com recursos limitados, como o Bolsa Cultura, sem melhorias nos espaços culturais para apresentações.
Marília criticou ainda a falta de transparência por parte do Executivo em relação aos projetos da área. “Não temos as nomeações, não temos respostas suficientes, e continuamos acompanhando. A ideia é fazer contribuições para que possamos trabalhar em parceria e aprimorar o setor cultural na cidade”, frisou.
Moradores de rua
Outro tema abordado foi a situação dos moradores de rua, com a realização de uma Audiência Pública marcada para o dia 26 de fevereiro. Marília sugeriu que a reunião inclua dados de encontros anteriores e enfatizou que “não adianta ter apenas espaço de atendimento, é preciso perguntar aos grupos e entidades sobre os demais atendimentos, como políticas de reencontro das famílias e auxílio moradia”. Ela defendeu uma abordagem mais cuidadosa e humana para lidar com essa problemática.
Em relação à educação, Marília comemorou a manutenção das atividades do Centro de Educação Integrada (CEI), um tema que mobilizou o Legislativo, profissionais e famílias. “A mobilização fez com que a atribuição de aulas seguisse a isonomia de escolha dos professores”, disse, parabenizando a Secretaria de Educação e a Prefeitura pelo reconhecimento da importância desse público atendido.
Educação
A vereadora também mencionou a situação da Educação Especial, destacando a substituição de professores por cuidadores no ensino estadual e a aglomeração de alunos em algumas escolas de Franca. “Estamos acompanhando mobilizações, pois a educação especial é um direito das nossas crianças”, concluiu.