MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de agosto de 2017 às 09:38
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“COM QUE ROUPA”

Se fosse eu o autor, colocaria um ponto de interrogação ali…Mas quem assinou a composição foi simplesmente Noel de Medeiros Rosa ! Teve todas as licenças do mundo pra escrever do jeito que quisesse !

Bem, mas vamos pro lado da história da música, concorda ?

“Com Que Roupa” foi o primeiro sucesso de Noel. Sucesso tão grande que inspirou anúncios comerciais, paródias, charges, crônicas, entrevistas e até ajudou a fixar a expressão “com que roupa” como dito popular. Um verdadeiro achado, essa expressão se repete ao final de cada estrofe da composição, constituindo-se numa das principais razões do seu êxito. Mas, pelo que conta a história, nosso compositor não deu muito valor à obra em questão. Pelo menos de início. Não vislumbrou nela, durante algum tempo, uma música de potencial, com todos os requisitos pra se transformar num verdadeiro marco em sua carreira. Além de mantê-la inédita por um ano, vendeu-lhe os direitos pela quantia de 180 mil réis, irrisória, na época ! Segundo seus biógrafos, João Máximo e Carlos Didier, Noel Rosa confessou certa vez a um tio que “Com Que Roupa” retratava, de forma metafórica, o Brasil que ele via “um Brasil de tanga, pobre e maltrapilho (em 1930, hein ?!). Atribui-se a essa afirmação, a semelhança dos compassos iniciais originais do samba com os do Hino Nacional Brasileiro. Mas nós nem chegamos a conhecer a não ser através das pesquisas, esse “defeito” ou “problema”, pois foi corrigido pelo músico Homero Dornelas ao transcrever a melodia para a pauta.

Apesar do citado acima, há outra versão quanto à inspiração do talentoso cronista do cotidiano para a criação do bem-humorado samba : uma noite, ao se preparar pra sair com os amigos, sua mãe teria escondido suas roupas, o que teria provocado a imediata pergunta “Com que roupa eu vou ?! “

Hoje um dos clássicos do cancioneiro brasileiro mais revisitados por grandes intérpretes, “Com Que Roupa”, além do próprio Noel,  foi gravada por Mário Reis, Aracy de Almeida, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Olívia Byington, Zé Renato, MPB-4, Zezé Mota, Elza Soares, Maria Creusa, Ivan Lins, Caetano Veloso, Gilberto Gil, e inúmeros outros.

“Agora vou mudar minha conduta/ eu vou pra luta/ pois eu quero me aprumar…”

No nosso próximo “Beny Chagas Music Show” (veja abaixo emissoras dias e horários) você pode ouvir uma versão de Gilberto Gil.

No link, você vê Roberto Carlos e Zeca Pagodinho comemorando os 100 anos do samba cantando um “pout-pourri” e perguntando: “Com Que Roupa” ?


Fontes : Internet, A Canção No Tempo (Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello) e Revista da Música

Foto :  Liga Entretenimento/Divulgação

AGOSTO – 3 FATOS HISTÓRICOS NA MÚSICA

1. No dia 7 de agosto de 1942, nasceu Caetano Veloso, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia.

2. 16 de agosto de 1977 foi o dia em que foi encontrado morto, aos 42 anos, o Rei do Rock Elvis Presley.

3. Em 21 de agosto de 1989 morreu, aos 44 anos, Raul Seixas.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero