MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de julho de 2017 às 10:23
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

VOLTA POR CIMA

Coisa boa demais é quando a gente se reúne em casa de amigo que faz aniversário e atende à clássica “intimação” : “Vem, mas traz o violão !”

Fazer o que, né ? A gente leva. E aí, a coisa vira recordação pura ! Afinal, os que se reúnem então estão todos pra lá dos “enta”. Quarenta, cinqüenta, sessenta, setenta e oitenta. De verdade ! E dá-lhe canção antiga ! Só das boas, aquelas que são constantemente regravadas e que os das novas gerações entendem serem inéditas ! Aí a gente canta uma, canta outra, comenta essa, aquela…

Exemplo é “Volta Por Cima”, tema de novela atual, não sei com quem, mas cujo original data de 1963. Aliás, foi escrita em 1959, pelo zoólogo e compositor Paulo Vanzolini, um dos mais festejados do reduzido grupo de compositores paulistas de sucesso nacional. Muito original foi primorosamente elaborada num período de seis meses. Diz :”Chorei, não procurei esconder/ Todos viram, fingiram / Pena de mim não precisava/ Ali onde eu chorei/ Qualquer um chorava./ Dar a volta por cima que eu dei/ Quero ver quem dava !” E, mais adiante, um arremate em alto astral; “Levanta, sacode a poeira/ Dá a volta por cima.”

Tais versos ajudaram a popularização da expressão “dar a volta por cima”, citada no dicionário Aurélio como o ato de superar, resolver uma situação difícil, desagradável ou problemática. O samba foi oferecido a diversos cantores mas acabou sendo gravada em 1963 pelo cantor mineiro Noite Ilustrada, tornando-se sucesso nacional e uma das músicas mais cantadas na noite brasileira. E, fato curioso e digno de nota, a obra foi gravada  sem o conhecimento prévio do autor. Acontece que Noite Ilustrada era contratado de uma boate em São Paulo e, em suas apresentações, incluía “Volta Por Cima” em seu repertório, por já conhecê-la e os frequentadores do local faziam coro a cada interpretação. Então, atendendo à pretensão do sambista, o produtor Alfredo Borba, o “papa” do mundo artístico àquela época, autorizou a gravação, que teve um arranjo bem simples, por conta do clarinetista Portinho. Retornando de uma viagem, Vanzolini foi surpreendido com seu samba tocando em todas as rádios e disputando as primeiras colocações nas paradas. Logo, fixou-se como o maior sucesso de Noite Ilustrada, cujo verdadeiro nome era Mário de Souza Marques Filho.

E eu cantei demais esse samba nos anos 70 e 80 , incentivando muita gente a “sacudir a poeira e dar a volta por cima” !

Fontes : Internet e “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello.

3 NOMES VERDADEIROS DE 3 FAMOSOS

1 – ELTON JOHN : REGINALD KENNETH DWIGHT

2 – FREDDIE MERCURY : FARROKH BULSARA

3 – BONO VOX : PAUL DAVID HEWSON

Fonte : Internet e Revista Música.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com.br – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado às 11h e  domingo às 12h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero