MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 09:06
  • Modificado em 30 de janeiro de 2017 às 09:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

ANTÔNIO BRASILEIRO


Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é considerado um dos mais importantes compositores da música do Brasil, principalmente da bossa nova. Linhas melódicas memoráveis e harmonias criativas possibilitaram sua projeção mundialmente, com suas dezenas de obras primas tendo sido gravadas pelos mais importantes nomes da música universal.

Nascido na zona norte do Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927, TOM JOBIM logo foi morar em Ipanema, o epicentro da bossa nova. Começou a tocar violão aos 14 anos, desenvolvendo as habilidades de compositor e arranjador. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência, lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no jovem uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as suas construções harmônicas e melódicas. Estudou piano e composição com Hans-Joachim Koellreutter, compositor, professor e musicólogo de origem alemã que, tendo se mudado para o Brasil em 1937, veio a tornar-se um dos nomes mais influentes na vida musical no país.

Em 1952 Tom começou a trabalhar na gravadora Continental como responsável pelos arranjos das gravações.

Em 1956, a convite de Vinícius de Moraes, escreveu as canções da peça “Orfeu da Conceição”, entre elas “Se Todos Fossem Iguais a Você”, com letra do próprio Vinícius.

Nos anos seguintes compôs, em parceria com Dolores Duran, dois grandes sucessos: “Estrada do Sol” e “Por causa de Você”. No mesmo ano aconteceu outra consagração, “A Felicidade”, música escrita em parceria com Vinícius de Moraes que viria a integrar a trilha sonora do filme “Orfeu de Carnaval”, do francês Michel Camus, vencedor do Festival de Cannes, na França.

“Chega de Saudade”, “Desafinado” e “Samba de Uma Nota Só” vieram na seqüência. Em 1962 escreveu, também juntamente com Vinícius, seu maior sucesso: “Garota de Ipanema”.

Em 1967 gravou um disco com Frank Sinatra, “Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim” No ano seguinte venceu o Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, com a música “Sabiá”, em parceria com Chico Buarque de Hollanda.

O espaço aqui fica pequeno para enumerarmos a obra do “Maestro Soberano” de uma só vez. Podemos citar ainda, dos anos 70, o sucesso de “Águas de Março”, que veio a ser outra de suas criações super gravados ao redor do mundo. Ele e Elis Regina gravaram , em 1974, o LP “Elis e Tom”, um dos mais cultuados dos últimos tempos.

Em 1987 gravou o álbum “Urubu”, no qual mostra seu lado sinfônico, influenciado por Heitor Villa-Lobos.

Seu último trabalho foi “Antônio Brasileiro”, lançado em novembro de 1994, um mês antes de sua morte, que ocorreu no dia 9 de dezembro daquele ano, em Nova Iorque, EUA.

O trisavô paterno do maestro, José Martins da Cruz Jobim, era natural de Jovim, Gandomar, Portugal. O sobrenome de Jobim alude a essa localidade. A bisavó do compositor, Maria Joaquina, era meia-irmã do Barão de Cambai, Antônio Martins da Cruz Jobim. Era descendente, também, do bandeirante Fernão Dias Pais.

Fontes :  “Enciclopédia do Estudante-Música”

                “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello

                Informações na Internet

                Cadernos de Anotações.

 (Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)

3 CURIOSIDADES DO MUNDO MUSICAL

1. Não só a escolha da madeira, tanto do braço quanto do corpo, mas também o seu corte, são essenciais na construção de uma guitarra e exercem grande influência na sonoridade. Um material mais denso e mais pesado pode alterar a vibração da madeira e seu timbre, podendo modificar seu custo final. Só pra ilustrar, entre os grandes guitarristas, cada um em seu estilo, podemos citar Eric Clapton, B.B.King, Nile Rogers, Pepeu Gomes e Joe Pass. Mas temos muitos, muitos outros que vamos citar aqui oportunamente.

2. A palheta é a responsável pela emissão do som pelo saxofone e, para fácil entendimento, está para o instrumento assim como a corda está para os instrumentos de corda. Ao soprarmos a boquilha, é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som. Também só pra ilustrar, entre os grandes saxofonistas temos John Coltrane, Charlie Parker, Stan Getz, Kenny G., Hermeto Pascoal, Léo Gandelman e Moacir Santos.

3. O cavaquinho é um instrumento de 4 cordas, menor que a viola, de uso muito comum entre os artistas de samba, no Brasil. É procedente da cidade portuguesa de Braga e além de Portugal e Brasil, é usado em Cabo Verde e Moçambique. Aqui, historicamente é ligado ao chorinho, compondo a estrutura básica dos grupos do gênero, ao lado do bandolim, da flauta e violão. Waldir Azevedo, Roberto Barbosa (o Canhotinho) e Aníbal Sardinha (o Garoto) são considerados as principais referências na execução do instrumento.

Fontes : Internet e Caderno de Anotações.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Sábado e domingo às 10:00 pela Mais Brasil FM de Franca, SP.

Sábado e  domingo 11:00 – radionovaip.com.br – Ribeirão Preto-SP

Sábado 10:00 e domingo 12:00, além de diversos outros horários – ponto1000.com – Rib. Preto-SP

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

Estaremos divulgando em breve os horários e endereços de novas retransmissoras e também endereço oficial da nossa web rádio.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero