MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 21 de janeiro de 2017 às 22:51
  • Modificado em 21 de janeiro de 2017 às 22:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

SANFONA NO JAZZ


Quem inventou de meter a sanfona no jazz foi um norte-americano chamado Art Van Dame, lá pelos idos dos anos 40, adaptando originais do clarinetista Benny Goodman e executando com seu toque especial. E fez escola ! Colecionou adeptos mundo afora, inclusive aqui no Brasil. O pernambucano de Garanhuns, José Domingos de Morais, foi um deles. Fã confesso do mestre norte-americano, o sanfoneiro brasileiro sempre mencionou seu nome ao falar sobre influências em sua maneira de tocar o acordeon, instrumento sempre e apenas associado à música do sul e do nordeste, no Brasil. E dá-lhe jazz no baião, no forró, no xote, no choro, na bossa..!

O instrumentista de quem eu falo, você já deve ter depreendido, trata-se de DOMINGUINHOS, que, infelizmente , já passou pro outro lado.

Dominguinhos tinha mais 15 irmãos e seu pai, além de tocador, era um afinador de foles muito famoso no agreste pernambucano, Mestre Chicão, de quem, claro, o músico herdou os dotes musicais. Aliás, foi ele quem mais incentivou o menino quando o presenteou com um acordeon de oito baixos aos seis anos de idade. Estudando o instrumento horas a fio nos anos seguintes, acabou por se apresentar em feiras e portas de hotéis, ficando conhecido como Neném do Acordeon. Numa dessas apresentações conheceu Luiz Gonzaga, o “Rei do Baio”, que o adotou como afilhado.

Foi “Lua” Gonzaga quem o incentivou a usar o nome Dominguinhos. Trabalharam juntos durante bom tempo até que o afilhado bateu asas pro estrelato. Virou nome internacional e conquistou sua própria legião de seguidores. Fez sucesso também como arranjador,cantor e compositor.

Ao lado da segunda mulher, Anastácia, crIou mais de 200 canções, inclusive um dos maiores sucessos de Gilberto Gil, “Eu Só Quero Um Xodó”. Mais de 150 fitas cassete com músicas inéditas foram destruídas por Anastácia quando romperam o relacionamento.

Dominguinhos trabalhou com muita gente de renome, além de Gil : Nara Leão, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Gal Costa, Fagner, Chico Buarque, Sivuca, Oswaldinho do Acordeon, Yamandu Costa e Toquinho estão entre eles.

Entre outras conquistas do irretocável músico podemos enumerar: em 2002, vencedor do Grammy Latino com o CD “Chegando de Mansinho”; em 2006, Prêmio TIM na categoria Melhor Cantor Regional; em 2007, indicação para o 8° Grammy Latino pelo mesmo álbum, como melhor disco regional; em 2010, Prêmio Shell de Música e em 2012, novamente agraciado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Raiz Brasileiro, com o CD e DVD “Iluminado”.

Depois de lutar durante seis anos contra um câncer de pulmão com diversas complicações decorrentes da doença, aos 72 anos, Dominguinhos deixou o planeta no dia 23 de julho de 2013.

A influência do “mestre” Art Van Damme fica evidente na carreira do nosso acordeonista, que sempre deu cor muito especial em suas interpretações aos ritmos tradicionalmente brasileiros.

Confira no “BENY CHAGAS MUSIC SHOW” desta semana, quando homenageamos o inesquecível astro com uma gravação sua ao lado de Yamandu Costa, interpretando a imortal “Wave”, de Antonio Carlos Jobim.

Veja também o vídeo:

Abaixo, os horários e emissoras onde você participa de nossas viagens musicais. Não abrimos mão de sua companhia !

Fontes :  Informações na Internet / Cadernos de Anotações.

 (Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)

3 CURIOSIDADES SOBRE MÚSICA

1. Pesquisadores de uma universidade alemã comprovaram que, durante a leitura, ouvir música de fundo pode afetar a compreensão. Na memória, os efeitos foram negativos, mas muito baixos. Já na prática de atividades físicas e em reações emocionais, os impactos da música são muito positivos.

2. Pesquisadores de uma universidade do Reino Unido concluíram que escolhemos nossa música favorita por conta de eventos de intenso envolvimento emocional. Os resultados de suas pesquisas revelaram que a escolha tem  muito a ver com as motivações pessoais dos ouvintes e com suas histórias relacionadas com suas músicas favoritas.

3. Em bares, aumentar o volume da música eleva o consumo de álcool. Já em lojas de flores, músicas românticas provocam aumento das vendas. É o que mostram pesquisas feitas por cientistas de uma universidade francesa.

Fontes : Internet e Caderno de Anotações.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Sábado e domingo às 10:00 pela Mais Brasil FM de Franca, SP.

Sábado e  domingo 11:00 – radionovaip.com.br – Ribeirão Preto-SP

Sábado 10:00 e domingo 12:00, além de diversos outros horários – ponto1000.com – Rib. Preto-SP

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

Estaremos divulgando em breve os horários e endereços de novas retransmissoras e também endereço oficial da nossa web rádio.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero