MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 11 de janeiro de 2017 às 11:00
  • Modificado em 11 de janeiro de 2017 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

ZÉ KETI – PATRIMÔNIO DA MPB

Zé Kéti

Perdi a hora e o trem ! Comprei passagem atrasado,por isso só cheguei hoje !

Mas trago na bagagem, assunto sobre música brasileira.  Toma lá !        

“Quanto riso, oh, quanta alegria/ Mais de mil palhaços no salão…” Muitos e muitos da minha geração hão de se lembrar com muita saudade desses versos e da melodia que invadia os salões nos carnavais das décadas de 60, 70 e seguintes !

“Máscara Negra” é o nome do sucesso que explodia no final, assim: “Vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é carnaval !”

Pois é, eu quero falar do compositor dessa música (o sempre esquecido compositor) que pouca gente sabe de quem se trata.

Nascido em 16 de setembro de 1921, embora tenha sido registrado, em 6 de outubro, no bairro de Inhaúma,no Rio de Janeiro, seu nome era José Flores de Jesus , mas ficou conhecido como Zé Keti. Dono de temperamento tímido, seu pseudônimo veio do apelido de infância “Zé Quieto” ou “Zé Quietinho”.

Cresceu na casa do avô, o flautista e pianista João Dionísio Santana, ouvindo nomes famosos da música popular brasileira como Pixinguinha, Cândido (Índio) das Neves, entre outros, que se reuniam em constantes saraus. Tendo começado a atuar em 1940 como compositor de escolas de samba, em 1955 sua carreira começou a deslanchar quando o cantor Jorge Goulart gravou seu samba “A voz do morro”, com arranjo de Radamés Gnattali. No ano de 1962 idealizou o conjunto “A Voz do Morro”, que contava com Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Anescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, José da Cruz, Oscar Bigode e Nelson Sargento. Em 1964 participou do espetáculo “Opinião”, ao lado de João do Vale e Nara Leão, o que o levou ao concerto que tornou conhecidas algumas de suas composições, como “Opinião” e “Diz que Fui por Aí” (esta em parceria com Hortêncio Rocha). No ano seguinte, lançou “Acender as velas”, considerada uma de suas melhores composições. Esta música inclui-se entre as músicas de protesto da fase posterior a 1964.

A marcha-rancho “Máscara Negra”, à qual pertencem os versos citados no início do nosso texto, foi composta em parceria com Hildebrando Matos em 1967, tendo sido gravada por ele mesmo e também por Dalva de Oliveira, tornando-se estrondoso e permanente sucesso da MPB.

Luiz Melodia

“Diz Que Fui Por Aí” é, sem dúvida, uma de suas mais marcantes composições e também uma das mais gravadas : Nara Leão, Jair Rodrigues junto com Elis Regina, Paulo Marquez, Marisa Monte, Zeca Pagodinho, Luiz Melodia, entre outros, perpetuaram a criação do mestre Zé Kéti, que  morreu de falência múltipla dos órgãos aos 78 anos em 1999.

No “BENY CHAGAS MUSIC SHOW” deste domingo, dia 15 (com reprise no sábado seguinte, dia 21), às 10 da manhã, pela Mais Brasil FM, estaremos homenageando Zé Kéti, destacando Luiz Melodia com sua irretocável releitura de “Diz Que Fui Por Aí”.

Confira abaixo as demais emissoras e horários do nosso show musical.

Fontes : “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello

               Informações na Internet

               Cadernos de Anotações.

 (Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)

5 CURIOSIDADES DO MUNDO MUSICAL

O disco “Louco Por Você”, gravado em 1961 por de ROBERTO CARLOS, é o mais cobiçado do mercado brasileiro. Foram feitas apenas 500 cópias, e nunca mais foi relançado. Entre os colecionadores, é cotado em até 3 mil reais.

TIM MAIA tinha 18 irmãos. Compôs sua primeira canção aos 8 anos. Tocou com Roberto e Erasmo Carlos no grupo de rock Os Sputniks. Foi ele quem ensinou a Erasmo os primeiros acordes de violão.

GILBERTO GIL, apesar da ligação com o meio musical, não guarda discos em casa e raramente ouve música. Tocar violão no tempo livre, só de vez em quando. Gil é formado em administração de empresas pela Universidade da Bahia.

DORIVAL CAYMMI gravou 28 discos, incluindo parcerias, e compôs 120 canções. O baixo número de composições deu a Caymmi a fama de preguiçoso.

CHICO BUARQUE, quando criança, tinha um álbum de recortes com fotos de cantores do rádio. Compôs suas primeiras músicas aos 9 anos de idade. Eram marchinhas de carnaval. A marcha-rancho “A Banda”, que ganhou o 1º Festival da Música Popular Brasileira (1966), foi traduzida para diversos idiomas e entrou para o repertório da Band of Irish Guards, uma das corporações musicais que se apresentam durante a troca de guarda do Palácio de Buckingham, na Inglaterra.

Fontes : Internet e Caderno de Anotações.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Sábado e domingo às 10 da manhã pela MAIS BRASIL FM – Franca – SP.

Sábado e  domingo 11 da manhã – RADIONOVAIP.COM.BR – Ribeirão Preto – SP

Sábado 10 da manhã e domingo ao meio-dia , além de diversos outros horários – PONTO1000.C0M – Rib. Preto-SP

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

Estaremos divulgando em breve os horários das demais retransmissoras e endereço da nossa web rádio.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero