MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 11:54
  • Modificado em 21 de dezembro de 2016 às 11:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

TIM MAIA- O MITO

Temperamento agressivo e contestador. Irreverente, brigão e língua solta. Amado e odiado. E, dizem, “perfeitamente” impontual.

Incuravelmente indomável, foi o primeiro artista brasileiro totalmente independente, fundando sua própria gravadora, a Vitória Régia Discos e a própria editora, a Seroma. Assim era aquele que é tido como o primeiro “soul man” brasileiro.

Sebastião Rodrigues Maia era seu nome. Apelidos, vários : Tião Marmita, Síndico, Pai do Soul…Mas, sobretudo, simplesmente Tim Maia. Cantor, instrumentista, compositor, maestro, diretor musical e empresário, nascido em Niterói em 28 de setembro de 1942. Fez parte de um grupo de amigos que iria mudar para sempre a cara da MPB. Dessa turma, faziam parte Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Jorge Benjor (naquele tempo, apenas Jorge Ben).

Depois de formar o grupo musical The Sputniks, em 1957, no qual atuava ao lado de Roberto Carlos, Tim mudou-se para os Estados Unidos em 1959, onde viveu durante cinco, vindo a ser deportado por mau comportamento e porte de drogas. Mas aproveitou bem a passagem por lá e voltando, trouxe enorme bagagem, principalmente com relação ao soul .

Em 1970, gravou seu primeiro LP, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se enorme sucesso país afora com músicas como “Azul da Cor do Mar”, “Você” e “Primavera”.

Conheci a música de Tim através do meu amigo Roberto Villela, que apresentava um programa diário da extinta Rádio Clube Hertz AM, a B-5 de Franca (onde eu viria atuar pouco tempo depois), programa esse que tratava só de lançamentos nacionais e internacionais. Nem é preciso comentar que incluí de imediato seus três hits no repertório do “Conjunto Atlantis”, onde eu cantava naquela época !

E vieram muitos outros sucessos. Quem é que não canta até hoje “Não quero dinheiro, só quero amar”, tenha que idade tiver ? E “Gostava Tanto de Você” ?  “Descobridor dos Sete Mares”, “Me Dê Motivo”, “Chocolate”, “Do Leme ao Pontal”… E por aí vai.

Apesar de original e super talentoso, teve uma carreira de altos e baixos, muito prejudicada pelo já citado temperamento agressivo e contestador. Houve uma época em que aderiu a uma cultura filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, dois discos, com destaque para as músicas “Que Beleza” e “O Caminho do Bem”.

De cara virada com a Rede Globo e com a saúde seriamente abalada pelo consumo de drogas ilícitas, além do aumento de seu grau de obesidade, Tim Maia viria a falecer no dia 15 de março de 1998, após passar mal durante um show e sofrer duas paradas carodiorrespiratórias .

Seu legado é incontestável. A prova está nas inúmeras “releituras” de suas criações pelos mais consagrados nomes da música brasileira.

Fontes : “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello

               Informações na Internet

               Cadernos de Anotações.

 (Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)

CURIOSIDADES DO MUNDO MUSICAL

O VIOLÃO – Existem duas hipóteses  prováveis sobre a criação do violão. A primeira diz que o instrumento é derivado da khetara grega, e teria sido levada pelos romanos à península Ibérica (região onde situa-se Portugal e Espanha) no século I a.C. Lá, teria ganhado a forma que se assemelha aos tempos de hoje, só que com três cordas a princípio.

A segunda diz que o violão deriva-se do alaúde árabe, levado à península Ibérica na época da invasão muçulmana, na Batalha de Guadalete, ocorrida no ano 711. Com a influência islâmica que durou alguns anos na região, o instrumento foi se popularizando e se adaptando à cultura local.

O DISCO MAIS VENDIDO – Mesmo depois de sua morte, o rei do pop Michael Jackson continua vendendo muito. Seu álbum “Thriller”, lançado em 1983, vendeu algo em torno de 120 milhões de cópias, sendo assim, o mais vendido da história da música.

Fontes : Internet e Caderno de Anotações.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Sábado e domingo às 10 da manhã pela Mais Brasil FM de Franca, SP.

Sábado e  domingo 11 da manhã – radionovaip.com.br – Ribeirão Preto-SP

Sábado 10 da manhã e domingo ao meio-dia , além de diversos outros horários – Rib. Preto-SP

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

Estaremos divulgando em breve os horários das demais retransmissoras.

BENY CHAGAS WEB RÁDIO

Na reta final ! 

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero