Maio registra maior número de mortes por Covid-19 em Franca, mostram os cartórios

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de junho de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados dos Cartórios de Registro Civil revelam novo aumento em relação à média de óbitos desde o início da pandemia na cidade

Os dados mostram aumento dos casos positivos e de óbitos em Franca durante o mês de maio

Com o pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Franca, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados.

Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença na cidade, o mês que se encerrou registrou aumento de 390% no número de falecimentos, atingindo a marca de 200 mortes, frente a uma média de 43.

Os números de maio são ainda piores quando comparados aos meses de março e abril desde ano, até então o primeiro e que mais haviam registrado óbitos no município, no auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional.

Na comparação com março, maio aponta aumento de 143,9% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril o crescimento foi de 166,7%.

Sequência

Em números absolutos, maio registrou 200 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 82, e abril 75.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País.

O portal é administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

“Com os dados do Portal da Transparência, podemos visualizar a real situação que estamos enfrentando”, explica a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Daniela Silva Mroz.

“Mesmo os óbitos tendo diminuído no mês de maio, os números ainda são altos quando comparados aos dados dos meses de 2020”, destaca.

Maio/20 x Maio/21

Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 3.900% dos óbitos em Franca em comparação com o mesmo mês de 2020.

Em números absolutos foram 200 mortes no mês passado frente a 5 em maio do ano passado.

Já o Estado de São Paulo registrou aumento de 123,9% nos óbitos por Covid na comparação com o mesmo mês de 2020.

Em números absolutos foram 14.815 mortes por Covid-19 no mês passado frente a 6.615 em maio do ano passado.

No Estado de São Paulo, maio registrou o terceiro maior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19.

Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no Estado, o mês que se encerrou registrou aumento de 87% no número de falecimentos, atingindo a marca de 14.815 mortes, frente a uma média de 8.530.

Sobre a Arpen/SP

Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) representa os 836 cartórios de registro civil.

Esses cartórios atendem a população em todos os 645 municípios do Estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.


+ Saúde