Má postura: saiba como minimizar a dor nas costas em crianças e adolescentes

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 2 de junho de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fisioterapeuta Matheus Tomaselli, do Hapvida NotreDame Intermédica, dá dicas para pais auxiliarem na melhora do quadro

Fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica dá dicas para ajudar crianças e adolescentes a manterem uma boa postura (Foto: Freepik)

Uso de telas de modo excessivo, aumento do peso da mochila escolar e a falta de atividades físicas são alguns dos fatores externos que podem ocasionar erros de postura e, consequentemente, dores em crianças e adolescentes.

Embora não haja dados estatísticos, o aumento de casos em clínicas de fisioterapia e consultórios de ortopedia mostra que as reclamações de dores nas costas por parte desse público são mais frequentes.

Segundo o fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica, Matheus Tomaselli, a faixa etária mais crítica fica entre 9 e 15 anos, período em que acontece às alterações hormonais e o crescimento acelerado das crianças.

Palavra do profissional

“Nessa fase, além dos fatores internos também existem os fatores externos, como o aumento do peso da mochila escolar e o aumento no tempo de estudo em casa, que contribuem com o desenvolvimento da má postura”, diz o profissional.

Ainda de acordo com o especialista, a má postura na adolescência pode se tornar algo grave. “Isso porque, é a fase de desenvolvimento estrutural musculoesquelético. Então, o posicionamento inadequado e o formato das vértebras, ligamentos e músculos podem se tornar definitivos ou crônicos na vida adulta”, explica. 

Como manter uma boa postura?

Para prevenir o aparecimento de problemas, Tomaselli orienta os pais a seguirem algumas dicas para ajudar as crianças e adolescentes a manterem uma boa postura, com uma coluna saudável.

“Os pais podem observar e contribuir com a melhora do quadro observando o alinhamento postural nas tarefas de casa”, indica.

No uso de telas, por exemplo, a dica é mantê-las sempre na altura dos olhos e por tempo limitado. Além disso, o fisioterapeuta explica que os pais devem também fazer uma avaliação do peso das mochilas (que não deve exceder 10% peso corporal), levando somente o necessário para a escola.

Outra orientação importante é quanto à prática de exercícios físicos. “É necessário, estimular a realização de exercícios de forma regular, porém sem que causem sobrecarga ou impacto excessivo. Exercícios como natação, pilates e exercícios funcionais são os mais indicados nesses casos”, conclui Tomaselli.


+ Saúde