Luiza Trajano, do Magazine Luiza, denuncia golpe no WhatsApp usando seu nome e foto

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 12 de abril de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Por favor, não mandem e não cliquem em nada. É fraude”, alertou a empresária em uma publicação em seu perfil no Instagram

Luiza Helena publicou no Instagram a fraude em que usaram seu nome e sua foto

A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, denunciou na tarde desta terça-feira (dia 12), que criminosos estão usando uma foto dela para praticar golpes no WhatsApp.

“Por favor, não mandem e não cliquem em nada. É fraude”, alertou a empresária em uma publicação em seu perfil no Instagram.

De acordo com o jornal Extra, a informação também foi confirmada pela assessoria de Trajano, que explicou que os golpistas não clonaram o telefone da empresária, mas estão usando a foto dela.

Engenharia Social no WhatsApp

Este tipo de golpe é conhecido como engenharia social com WhatsApp. O criminoso escolhe uma vítima, pega sua foto em redes sociais e, de alguma forma, consegue descobrir números de celulares de contatos da pessoa.

Com um novo número de celular, envia mensagens para contatos, informando que teve de trocar de número devido a algum problema. Assim, aproveita e pede uma transferência via Pix, dizendo estar em alguma emergência.

O que fazer?

As pessoas devem sempre suspeitar de mensagens pedindo dinheiro, principalmente, quando são urgentes. Dessa forma, antes de qualquer ação, busque ter certeza de saber com quem está falando.


+ Cotidiano