Lixo eletrônico: você sabe a forma de descarte correta? Aprenda aqui!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 21 de abril de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem não tem em casa aquele celular antigo, um computador encostado ou mesmo um saquinho de pilhas que estão só esperando o tempo para vazar?

descarte de lixo eletrônico

Lixo eletrônico: você sabe fazer o descarte da forma correta?

 

Quem não tem em casa aquele celular antigo, um computador encostado ou mesmo um saquinho de pilhas que estão só esperando o tempo para vazar?

Esses objetos que não usamos mais são considerados lixos eletrônicos e seu descarte sem qualquer cuidado representa um problema para o planeta.

Isso porque esses dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos possuem em sua composição substâncias que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde pública.

Para se ter uma ideia, de acordo com o The Global E-waste Monitor 2020, um estudo feito a cada três anos pela Universidade das Nações Unidas em parceria com várias outras instituições, só em 2019, o mundo produziu cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

A situação fica ainda mais complexa quando sabemos que o Brasil, que é o país que mais produz esse tipo de resíduo na América Latina, recicla menos de 3% desse material, de acordo com uma pesquisa publicada pela Green Eletron, entidade sem fins lucrativos ligada à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em 2021.

E o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril – que reforça em todo mundo a importância da preservação ambiental – está aí para nos lembrar que já passou da hora de começarmos a fazer a nossa parte para ajudar a minimizar a poluição do planeta!

Mas o que eu faço para mudar essa realidade?

Simples: fazer o descarte correto do seu lixo eletrônico. E o programa gratuito de reciclagem e logística reversa RE+, pode ser um aliado perfeito para te ajudar nesta tarefa.

Criado pela Samsung, ele foi pensado para dar o destino ecologicamente correto a todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. E o mais legal é que a empresa coleta aparelhos produzidos por qualquer marca!

Você pode acionar a iniciativa para descartar qualquer equipamento desse gênero: pilhas e baterias, notebooks, TVs, celulares, máquinas de lavar, geladeiras, micro-ondas, tablets, acessórios em geral, impressoras, toners, fios, carregadores, enfim, todos aqueles dispositivos quebrados ou que você não usa mais e estão só ocupando espaço na sua casa.

O sistema de coleta é bastante simples! Para equipamentos de pequeno porte, como celular, tablet, notebook, acessórios e seus componentes, você só precisa acessar o site do programa RE+, procurar a loja da Samsung ou assistência técnica autorizada mais próxima do seu endereço e levar o produto.

Para concluir o processo, você preenche um termo de doação, que deve ser entregue junto com o item.

No caso de dispositivos que armazenem dados dos usuários, como celulares, tablets e computadores, lembre-se de fazer o reset do aparelho para retornar às configurações de fábrica antes de depositá-lo em uma das urnas de coleta do programa, para proteger essas informações sensíveis.

Já para equipamentos e eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras, lavadoras, televisores acima de 46 polegadas e ar-condicionado, é preciso solicitar a coleta diretamente na sua casa pelo e-mail [email protected].

Não se esqueça de informar seu endereço completo e o tipo de produto a ser descartado. Depois disso, a empresa homologada pela Samsung entrará em contato para agendar a data de coleta do material.

E, para lembrar a todos sobre o programa RE+, a Samsung preparou uma ação para comemorar o Dia da Terra.

Ao entregar seu lixo eletrônico no dia 22 de abril, nas lojas e assistências técnicas autorizadas, você ainda ganha de brinde uma ecobag ou um copo reutilizável.

O que acontece com esse lixo depois do descarte?

Boa parte dos materiais presentes no lixo eletrônico pode ser reciclado para dar origem a produtos novos. Depois de coletar seus aparelhos, o RE+ envia os materiais para um prestador de serviço qualificado e licenciado pelos órgãos ambientais competentes.

Nessas empresas parceiras, os materiais serão submetidos a processos seguros e rigorosos de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes.

Tudo o que é reciclável é devidamente processado e transformado em nova matéria-prima para a cadeia produtiva.

Aqueles materiais que não podem ser reciclados ganham seu destino final, ecologicamente adequado, em atendimento a legislação ambiental competente.

*Informações Catraca Livre


+ Meio Ambiente