Limpeza com sal: Veja dicas de como usar o ingrediente na faxina doméstica

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 19 de agosto de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desde tirar manchas de roupas até limpar gorduras “teimosas”, o sal de cozinha pode ser um ótimo aliado na manutenção da casa

O sal pode ser um grande aliado na limpeza doméstica – foto Freepik

 

Para além da cozinha, o sal pode ser um grande aliado na limpeza doméstica. O ingrediente é uma opção barata e eficaz para remover odores, retirar gorduras e higienizar superfícies, e possui propriedades antibacterianas e abrasivas úteis se usado corretamente no lar.

Aplicado de diferentes maneiras — na forma pura ou aliado a outros produtos —, ele também é uma opção sustentável na hora da faxina.

“A maneira de usar o sal é adicioná-lo puro no local, deixar agir por poucos minutos — cerca de 10 a 15 —, e depois, após adição de água quente, esfregar para limpar,” explica Maria Olímpia de Oliveira Rezende, professora do Instituto de Química de São Carlos.

Esse é o jeito mais comum de utilizar o produto na manutenção de casa e pode ser aplicado para remoção de sujeiras incrustadas em banheiro, na área dos ralos, vaso sanitário e pia.

Por ser abrasivo, porém, a professora indica que o sal — ou cloreto de sódio, a variedade usada na cozinha — não seja aplicada em maçanetas e partes metálicas. Ele também pode oxidar esses elementos.

Por outro lado, Murray Baillie, porta-voz do Cleanpedia, conta que o sal possui também propriedade desengordurante.

Por ser higroscópico e ter a capacidade de atrair e reter líquidos, o sal pode desentupir canos e pias, ser usado para remover a gordura de utensílios de ferro na cozinha e tirar manchas de café de xícaras, por exemplo.

“Outra vantagem é que, ao combiná-lo com vinagre, bicarbonato de sódio ou limão — dependendo do que deseja limpar —, você pode obter um desodorizante ou desinfetante,” acrescenta Baillie.

No caso dos canos, uma pasta de vinagre, álcool e cloreto de sódio pode ser despejada no ralo para retirar gorduras e acúmulos.

Polvilhar o sal na superfície de panelas, frigideiras, potes, fornos e grelhas e higienizar com papel toalha também é uma dica, além de deixar louças de molho com água e sal para retirar odor e manchas.

Manchas de vinho e marcas de suor de roupas brancas também podem ser tiradas de tecidos com o sal.

No caso da bebida, basta colocar um punhado da substância para absorver o líquido, enquanto a transpiração das roupas pode ser removida ao deixar peças de molho em uma mistura de quatro colheres de sopa de sal para um litro de água quente. Deve haver cuidado, contudo, com tecido mais delicados.

“O sal grosso pode ser de grande ajuda na limpeza de pisos, azulejos e outras superfícies duras, bem como superfícies de origem mineral, onde ele tem um bom efeito de enxágue, deixando-as brilhantes e sem manchas,” explica Murray.

Para realizar essa higienização, é só colocar meia xícara de sal em um balde de água morna e esfregar como de costume. Outra dica é incorporar uma mistura de vinagre e água para aumentar o brilho dos pisos.

“As superfícies de madeira também não são problema e o sal pode remover marcas circulares deixadas por xícaras ou copos,” emenda Murray.

“No entanto, tome cuidado com o tipo de madeira e se ela é envernizada ou pintada, pois essa nem sempre é a melhor solução. Outra superfície que não é recomendada para ser limpa com sal é o mármore, pois é muito mais sensível aos efeitos do sal e pode ser danificado”, finaliza.

*Informações Casa & Jardim


+ Casa e Decoração