Liga Nacional de Basquete comemora sucesso e retorno do Jogo das Estrelas deste ano

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 29 de março de 2023 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com uma grande organização, evento do basquete se destacou também pelo apelo da população

Com uma grande organização, evento do basquete se destacou também pelo apelo da população

Na 14° edição do Jogo das Estrelas do NBB, a festa foi além dos tradicionais torneios de enterradas, habilidades, três pontos e dos jogos principais.

O evento expandiu as margens das quadras e chegou até ações sociais de Belo Horizonte, protagonizou festas e confraternizações entre os atletas.

Também levou ao Centro Cultural Unimed-BH do Minas Tênis Clube uma exposição que conta a trajetória dos 15 anos da LNB e ainda ofereceu ao fã de NBB uma série de ativações que animaram o público durante todo o evento.

Confira agora um resumão da semana mais estrelada do basquete brasileiro:

Exposição de 15 anos do NBB abre a semana das estrelas com muito estilo

A segunda-feira (13/03) marcou como o começo da semana das estrelas e da inauguração da exposição “15 anos do NBB”, no Centro Cultural Unimed-BH do Minas Tênis Clube.

Essa mostra conta toda a trajetória do movimento que revolucionou o basquete brasileiro e ficará aberta ao público até o dia 26 de março.

“É muito importante apresentar para o público a força dos clubes. A nossa liga é o conjunto dos clubes brasileiros, que são os responsáveis pela formação e desenvolvimento do esporte no Brasil. Com essa exposição, a Liga Nacional mostra como é possível integrar o público a esse movimento”, afirmou.

A viagem pelo tempo começa com um painel contando a visão e os planos da Liga Nacional de Basquete no momento de sua criação, em 2008.

Ao lado, o visitante da exposição verá uma tela que mostra os principais recordistas de pontos, rebotes, assistências, roubos de bola e tocos, tanto no total, quanto em partidas únicas.

No corredor central da sala, foram colocadas diversas fotos icônicas do NBB, ilustrando principalmente os maiores ídolos a entrarem nas quadras do Nosso Basquete.

Ao lado direito de quem entra na exposição, em uma parede de mais de 35 metros de largura, foi elaborada uma linha do tempo que conta os principais feitos da história do NBB, tanto dentro de quadra, com títulos, marcas, grandes jogos e eventos, como fora das quadras, com parcerias, patrocínios marcantes e feitos inovadores, como a implementação do conceito da Multiplataforma para transmissão dos jogos do NBB.

“Receber essa oportunidade foi emocionante. Tenho basquete no sangue, fui jogador, sou comentarista, vivo o basquete na minha vida. Essa missão de retratar o que simbolizou o NBB nesses 15 anos foi uma tarefa difícil, mas me trouxe muito prazer. Tentei resgatar os grandes momentos, os campeões, os grandes craques, os ídolos, e tudo isso me fez suar muito mas valeu à pena depois que vi o resultado”, afirmou Gustavinho Lima, pós-jogador de basquete e curador da exposição.

Nos totens e quadros se encontram alguns itens marcantes, como camisas históricas, medalhas de campeonatos, tênis utilizados pelos jogadores, lembranças da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), contratos de patrocínios, súmulas de jogos históricos e troféus de campeonatos.

Outro ponto de destaque são as artes criadas pelos artistas Conrado Almada (Imagem do “G.O.A.T (Greatest of All Time)”, com Marcelinho Machado, Marquinhos e Alex Garcia) e Ela Melara (Ilustrações de Shamell Stallworth, líder de pontos do NBB; Fúlvio Chiantia, líder de assistências; e Olivinha, líder de rebotes).

Há também uma área dedicada à parceria entre o NBB e a NBA, onde foram expostas fotos e camisas de jogadores que saíram do Nosso Basquete rumo à maior liga do planeta.

Também de jogadores que após construírem seu legado no Estados Unidos voltaram para mostrar todo o seu talento também nas quadras da elite do basquete nacional. Porém, o que mais chama a atenção dos visitantes são dois lindos troféus: o da NBA e o do NBB, expostos lado a lado.


+ Basquete