Licenciamento de veículos começa este mês: confira o calendário completo

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 15 de julho de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Valor da taxa para licenciar o veículo no estado de São Paulo é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento

Os motoristas paulistas pagaram o IPVA 2022 ao longo do primeiro semestre e já podem se preparar para mais pagamentos na segunda parte do ano, o licenciamento de veículos.

O calendário de vencimento inicia em julho para os modelos com final de placa 1 e 2, e prosseguirão até dezembro para os veículos com final de placa 0.

Segundo o portal IstoÉ Dinheiro, vale ressaltar que, desde 3 de janeiro de 2022, é possível antecipar o licenciamento.

O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento.

Como fazer o licenciamento?

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar a taxa de licenciamento via internet banking, aplicativo caixa eletrônico e/ou lotéricas.

É necessário, porém, que o proprietário pague todos os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento. Atualmente, as redes bancárias credenciadas são: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT, onde o proprietário pode baixar o CRLV-e no próprio aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS.

O motorista também poderá imprimir o documento em papel sulfite comum (A4-branca).

Veja abaixo o calendário de licenciamento para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

Reprodução Detran.SP Calendário de licenciamento de veículos em São Paulo. (Crédito: Reprodução Detran.SP)

+ Trânsito