Ler no ônibus faz mesmo mal para a visão? Especialistas respondem!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de agosto de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você é do time que usa o tempo no transporte público para ler ou assistir séries no celular, descubra se esse hábito realmente é prejudicial

Muitas pessoas chegam até a sentir náuseas e tonturas ao ler dentro do ônibus – foto Centro Oftalmológico de Minas Gerais

 

Existe um mito de que ler no ônibus faz mal para a vista. Mas, se você é do time que usa o tempo no transporte público para ler ou assistir séries no celular, não se preocupe!

Especialistas afirmam que não há proibições quanto à prática da leitura em um veículo em movimento.

A estudante de Química Tecnológica Larissa Wanzeller usa o transporte público ao menos três vezes por semana e aproveita o tempo para colocar a leitura em dia. “Consigo me concentrar no ônibus e não sinto nenhum tipo de enjoo e tontura”, conta.

Lara Picanço, médica oftalmologista, explica que cinetose é nome dado para quem sente náusea ou vertigem ao ler em movimento.

Segundo a doutora, “isso ocorre porque o cérebro percebe informações distintas: a visão aponta que não há movimento, mas a sensação no corpo diz o contrário, o que pode gerar uma confusão na resposta cerebral”.

É o caso de Izabella Bastos, aeroviária de 25 anos. Durante a faculdade, ela tentou usar o período de transporte para estudar, mas sentia enjoo e sono.

“Achava até que era problema de vista, falta de óculos de grau, mas tentei outras vezes com óculos e também não deu certo”, relembra.

A médica oftalmologista do CBV Hospital de Olhos Nubia Vanessa explica que, apesar de não fazer mal, a leitura em movimento não é recomendável para todos, porque pode causar fadiga ocular.

“Quando os olhos não têm estabilidade suficiente para fazer a leitura, precisam compensar o movimento do veículo para focar na imagem, o que pode gerar cansaço, dor de cabeça e dor nos olhos”, explica a oftalmologista.

*Informações Metrópoles


+ Saúde