Lendas e verdades sobre o chá verde; bebida é tida como “milagrosa” por muita gente

  • Marcia Souza
  • Publicado em 6 de janeiro de 2022 às 14:00
  • Modificado em 6 de janeiro de 2022 às 14:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É importante lembrar que o chá verde não deve ser tomado com o estômago completamente vazio

Chá verde

É importante lembrar que o chá verde não deve ser tomado com o estômago completamente vazio

O chá verde é rico em catequinas e tem boas quantidade de cafeína, que possuem propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e favorecendo na quebra de gordura corporal e, por isso, ajuda a emagrecer.

Além disso, alguns estudos mostram que as folhas do chá verde também ajudam a melhorar a sensibilidade da insulina e reduzir a gordura abdominal, diminuindo o risco do desenvolvimento de diabetes ou de doenças cardiovasculares.

O chá verde é chamado cientificamente de Camellia sinensis e possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes, sendo muito útil para emagrecer, quando aliado a uma dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos.

Como tomar o chá verde

O chá verde pode ser consumido na forma de chá verde em folhas, saquinho para preparar o chá ou em pó, que podem ser encontrados em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias, drogarias ou supermercado.

O ideal é tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia, cerca de 30 a 60 minutos antes ou após as refeições. É importante ressaltar que para emagrecer, o chá verde deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável, associado a prática de atividades físicas regulares.

É importante lembrar que o chá verde não deve ser tomado com o estômago completamente vazio, para não causar irritação no estômago ou junto das refeições, pois a cafeína pode diminuir a absorção de nutrientes, como ferro, cálcio e vitamina C pelo organismo, assim como é importante evitar tomar o chá durante a noite, para não atrapalhar o sono.

Chá verde em folhas

Para preparar o chá verde em folhas é importante alguns cuidados como não aquecer muito a água, pois água muito quente pode danificar as catequinas responsáveis pelos seus benefícios no emagrecimento.

Ingredientes:

• 1 colher (de chá) de chá verde em folhas;

• 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas do chá verde. Tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e tomar.

O chá verde não deve ser reaquecido para não perder suas propriedades, por isso, deve-se preparar o chá imediatamente antes de beber. Para conseguir obter resultados de perda de peso é necessário consumir cerca de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia, durante 3 meses.

Chá verde de saquinho

Outra opção é beber o chá verde na forma de saquinhos, o que pode ser mais prático de preparar.

Ingredientes:

• 1 saquinho de chá verde;

• 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Colocar o saquinho de chá verde em uma xícara. Ferver a água e derramar na xícara. Tampar a xícara, deixar repousar por 5 minutos e beber o chá. Consumir de 3 a 4 xícaras do chá verde por dia.

Chá verde em pó

O chá verde em pó é feito a partir das folhas do chá verde e é outra opção prática para preparar o chá.

Ingredientes:

• Meia colher de sopa de chá verde em pó;

• 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água, desligar o fogo e esperar esfriar um pouco. Colocar em uma xícara e adicionar o chá verde em pó, misturando até que o pó se dissolva totalmente. Para deixar o sabor do chá mais leve, pode-se adicionar mais água até completar cerca de 200 ml.

Quem não deve tomar

O chá verde não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como não deve ser consumido por pessoas com problemas na tireoide, que tenham insônia, problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite.

Além disso, o chá verde pode interagir com alguns medicamentos como anticoagulantes, remédios para pressão alta e colesterol alto e, por isso, nesses casos, o consumo desse chá só deve ser feito sob orientação de um médico.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem acontecer quando se toma o chá com muita frequência, em quantidade superior à recomendada ou em pessoas mais sensíveis à cafeína são dor de cabeça, irritação e mau humor, boca seca, tontura, náusea, sensação de queimação no estômago, cansaço ou palpitação no coração.


+ Saúde