Leilão online de carros vira isca para golpe e engana 52 mil pessoas no Brasil

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 25 de julho de 2020 às 15:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Site falso de leilão do Detran anuncia veículos por preço baixo para convencer consumidor a dar lance

Sites falsos para leilão online de veículos já fizeram 52 mil vítimas no Brasil. O golpe, que simula um leilão do Detran, envolve atrair consumidores com anúncios de automóveis com preços abaixo do mercado e convencê-los a fazer o depósito de um suposto lance para garantir o negócio. 

O carro, porém, nunca é entregue, conforme revela a empresa de segurança dfndr lab. Entre os meses de junho e julho de 2020, 819 páginas com esse tipo de isca foram identificadas. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são estados com mais pessoas que caíram na fraude.

Os anúncios tentam parecer os mais convincentes possíveis, incluindo falsos detalhes do automóvel como “IPVA pago” e supostas certificações. Além disso, o nome do Departamento de Trânsito (Detran) dos estados em questão também são usados para enganar as vítimas. 

A ideia é indicar que os veículos fazem parte de lotes apreendidos pelo órgão por falta de pagamento de licenciamento, entre outras infrações.

Os carros são anunciados com preços que chegam à metade do valor da tabela FIPE. Modelos como Palio 1.0 e Siena 1.0 podem sair supostamente por R$ 6.100, enquanto um Honda Fit 1.4 aparece por R$ 7.100. Já outros surgem com lance inicial mais condizente com a realidade. Ainda assim, os especialistas apontam que tudo não passa de fraude.

Quem acredita na propaganda acaba sendo convencido a depositar um lance na conta dos criminosos o mais rápido possível para garantir a vaga no leilão. Além disso, a dfndr menciona que as vítimas chegam a entregar uma série de informações pessoais, como dados bancários e cópias de documentos.

São Paulo é o estado mais atingidos, com 15.241 vítimas. Em seguida estão Rio de Janeiro (7.250), Minas Gerais (4.357), Paraná (2.465), Bahia (2.076), Rio Grande do Sul (2.043) e Santa Catarina (1.525). Por último ficam Alagoas (1.252), Goiás (1.194) e Ceará (1.168). Demais estados não aparecem no levantamento.

Especialistas em segurança recomendam nunca fazer cadastros em sites de leilões antes de pesquisar sobre sua reputação. Vale buscar em serviços como o Reclame Aqui por possíveis queixas de consumidores enganados. 

Na dúvida, nunca se deve enviar dados bancários ou documentos a desconhecidos. Outra dica é confirmar no site do Detran se o se o leilão está sendo processado na plataforma do leiloeiro designado pelo órgão.

Softwares antivírus também podem bloquear o acesso a ameaças como essa. Alguns deles já trazem os links perigosos na base de dados e impedem que o navegador carregue a página preventivamente, tanto no computador quanto no celular.


+ Cotidiano