Lavar o rosto com sabonete em barra faz mal? Entenda os riscos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de novembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba se lavar o rosto com sabonete comum é prejudicial e veja como escolher o produto ideal para o seu tipo de pele

A pele do rosto é mais sensível do que a do corpo – foto Freepik

 

A pele do rosto exige atenção especial na rotina de skincare, afinal, ela é mais sensível que a de outras regiões do corpo, por isso requer alguns cuidados quando se trata da sua limpeza, como evitar lavar o rosto com sabonete comum.

Higienizar o rosto com sabonete em barra comum – o mesmo utilizado no corpo durante o banho – provoca irritações e pode até diminuir a proteção da pele, alerta a esteticista Ângela Coelho.

“Quando utilizamos o sabonete em barra comum para a limpeza do nosso rosto, o filme hidrolipídico acaba ficando comprometido, o que deixa a pele mais sensível e desprotegida, podendo causar sensibilidade e até irritações”, explica.

De acordo com a esteticista, em peles oleosas, por exemplo, essa limpeza inadequada pode causar um efeito rebote e aumentar a produção de sebo, o que propicia o surgimento de acnes e a obstrução dos poros.

Já nas peles secas, a perda da proteção deixa a pele ainda mais ressecada e pode levar ao aparecimento de linhas de expressão. Além disso, o PH da pele do nosso rosto é diferente do resto do corpo, o que faz com que precise de ainda mais cuidado.

Como evitar o problema

Lavar o rosto da maneira adequada é essencial para manter a pele bonita e saudável. Para isso, a especialista recomenda utilizar um sabonete que seja ideal para o seu tipo de pele, que vai atender adequadamente às suas necessidades.

“Na dúvida sobre o seu tipo de pele e em quais produtos investir, invista em um sabonete com PH neutro – pode ser sabonete de bebê, que na embalagem esteja identificado como PH Neutro, PH 7 ou PH balanceado –, pois esse PH é compatível com a pele do rosto”, orienta.

Sabonetes e os tipos de pele

Pele normal

É uma pele equilibrada, então um sabonete suave com propriedades hidratantes é o suficiente. Ativos como aloe vera, extrato de calêndula, extrato de ginseng, extrato de maracujá e argila branca são ótimos para esse tipo de pele.

Pele oleosa

É uma pele que possui um desequilíbrio na glândula sebácea e na glândula sudorípara, o que causa uma maior produção de óleo e de água. Apesar de oleosa, ela pode apresentar algumas zonas de ressecamento.

Nessas áreas, o sabonete não deve ser usado, já que ele possui propriedades secativas. Produtos com ácido salicílico, erva-doce, melaleuca, hamamelis e argila verde são boas opções e possuem ação sebo reguladora.

Pele seca

É uma pele que possui um desequilíbrio na glândula sebácea e na glândula sudorípara, o que provoca uma menor produção de óleo e de água.

O ideal lavar o rosto com um sabonete que possua propriedades hidratantes, como extrato de aveia, extrato de melissa, óleo de framboesa e argila amarela.

Pele mista

Este tipo de pele possui regiões com maior produção de lipídios (normalmente na zona T), e alterna regiões secas e normais. Sabonetes com ativos como extrato de hortelã e extrato de alecrim são excelentes opções.

Pele masculina

Os ativos são os mesmos, porém usados em concentrações diferentes, já que a pele dos homens geralmente tem maior produção de sebo e costuma ser mais resistente.

*Informações Alto Astral