Lançada 2ª edição de concurso cultural que premia projetos inspiradores na educação

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 26 de março de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para participar, professores da rede pública deverão inscrever, até 29 de abril, iniciativas que tenham como finalidade a educação e o pertencimento

Em busca de projetos e ações inspiradoras que fazem a diferença na educação, o Instituto EP lança a segunda edição do concurso cultural “Boas Práticas na Educação”, desta vez com o tema “Ser e pertencer no ambiente escolar”.

A iniciativa busca promover projetos realizados por educadores do Ensino Infantil e Fundamental I e II em escolas da Rede Pública de Ensino e integra a programação da terceira edição do Fórum “Diálogos na Educação”, evento on-line com transmissão ao vivo que será realizado pelo Instituto EP no dia 23 de maio.

O educador vencedor receberá um prêmio de R$ 5 mil, mesmo valor a ser entregue à escola onde o projeto é realizado.

Valorização das diferenças

O projeto deve ter como propósito a educação para compreensão e valorização das diferenças e construção de ambientes mais acolhedores, inclusivos e produtivos no espaço escolar.

O tema proposto envolve questões sobre como os alunos se veem, o relacionamento com os outros na escola e a integração à comunidade escolar.

O sentimento de fazer parte desse grupo, de serem aceitos e valorizados pelos colegas, professores e funcionários da escola, aspecto fundamental à construção do sentimento de inclusão, senso de comunidade, apoio social e pertencimento, também faz parte do tema.

O regulamento do concurso pode ser acessado no endereço eletrônico www.dialogosnaeducacao.com.br . As inscrições gratuitas deverão ser feitas exclusivamente pelo mesmo site até 29 de abril e poderão participar educadores que morem na área de cobertura do Grupo EP do estado de São Paulo e Sul de Minas.

Objetivo do projeto

Entre as informações solicitadas na inscrição estão o objetivo do projeto, número de alunos participantes e resultados alcançados. O educador deverá enviar fotos e vídeos do projeto.

Para participar, é necessário que os projetos inscritos tenham no mínimo seis meses de duração e apresentar, entre outros resultados positivos, melhoria no bem-estar, valorização e respeito à identidade, diminuição nos casos de bullying, nas brigas e confrontos físicos, redução na violência verbal, hostilidade na fala, uso de termos ofensivos, discriminatórios, preconceituosos e palavrões.

A divulgação do projeto vencedor acontecerá em 20 de maio em reportagem exibida na programação da EPTV e durante a terceira edição do Fórum Diálogos na Educação.

“Para nós, é muito satisfatório valorizar e dar visibilidade a projetos que contribuem para o desenvolvimento humano no espaço escolar”, afirma Juliana Gebrin, do Instituto EP.


+ Educação