Laboratório das Artes recebe a mostra “Avesso do Avesso”, que reúne bordados

  • Nene Sanches
  • Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na abertura da exposição no LAB – Laboratório das Artes, neste dia 01 de março, o artista estará presente para um bate-papo com o público.

O  LAB – Laboratório das Artes, em Franca/SP, recebe a partir deste 01 de março a exposição “Avesso do avesso”, individual do artista santista Julian Campos.

A mostra foi contemplada pelo edital ProAC 13/2023 – Artes Visuais – Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

A primeira cidade a receber a itinerância é Franca e, na sequência, a mostra segue para Ribeirão Preto e Praia Grande.

“Avesso do avesso”, série iniciada em 2018, reúne 60 bordados de Julian Campos criados a partir de toalhas e guardanapos antigos encontrados em brechós e bazares de caridade de São Vicente/SP, onde o artista reside e trabalha.

Técnica histórica

Ao criar novos bordados nessas peças, representando as suas próprias mãos e os gestos comuns do ato de bordar, o artista investiga o seu lugar como artista homem que pesquisa, produz e faz uso de uma técnica historicamente colocada como um fazer doméstico da mulher – o bordado.

A primeira edição desta exposição aconteceu em 2022, na Galeria de Arte do Centro de Atividades do Sesc Palmas, em Palmas/TO, seguida da exibição no Museu de Arte Decorativa de Uberaba/MG, no ano passado.

Obras desta série já foram selecionadas e expostas em diversos salões de artes do Brasil, com destaque para o 52º SAC – Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, em 2023, onde um tríptico de bordados recebeu o Prêmio Prefeitura de Piracicaba e hoje faz parte do acervo público da cidade.

Outros 9 trabalhos da série “Avesso do avesso” participaram do 28º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande/SP, onde também receberam Menção Honrosa do Júri.

Primeira cidade paulista

Em Franca será a primeira vez que a exposição será realizada no Estado de São Paulo. Os trabalhos presentes na exposição surgiram a partir de questionamentos do artista sobre a prática tradicional do bordado e o lugar dos fazeres manuais dentro da Arte Contemporânea, chegando em temas como trabalho e gênero.

Segundo Julian Campos, estas peças antigas bordadas de uso doméstico evocam uma memória afetiva que permite criar diálogos sobre os assuntos que interessam na sua pesquisa.

Na abertura da exposição no LAB – Laboratório das Artes, neste dia 01 de março, o artista estará presente para um bate-papo com o público.

Dentro da programação, Julian Campos irá ministrar a oficina “Introdução ao Bordado Livre”, no dia 02 de março, no LAB – Laboratório das Artes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário online no link bit.ly/oficinabordadofranca.

Sobre o artista:

Julian Campos é artista visual, ilustrador e produtor cultural. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção.

É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista, da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o Grupo de pesquisa e produção em Bordado Livre e seus diversos suportes – Entre Pontos. Ministra cursos e oficinas em espaços culturais como unidades do SESC, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Tem participado de exposições, mostras e salões de artes no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, bordado e livro de artista.

SERVIÇO

Exposição “Avesso do avesso”, de Julian Campos
Data: 01 de março a 03 de abril de 2024
Local: LAB – Laboratório das Artes (Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação – Franca/SP)
Informações: (16) 3722-5004

Abertura: 01 de março às 20h

Visitação aberta ao público:
De 01 de março a 03 de abril  de 2024
Segunda a sexta, das 10 às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita e Classificação Livre
Agendamento para grupos: (16) 3722-5004

Oficina “Introdução ao Bordado Livre”, com Julian Campos
Data: 02/03 (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Público: Acima de 14 anos
20 vagas (ordem de inscrição)
Inscrições gratuitas através do formulário online no link bit.ly/oficinabordadofranca.


+ Artes