Kombucha também pode ajudar a rejuvenescer a pele! Aprenda a usar aqui

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 22 de março de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A bebida traz benefícios surpreendentes à pele e já entrou na mira da indústria dos cosméticos

Além de diversos benefícios para a saúde, o probiótico vem sendo utilizado para a beleza da pele

 

O kombucha é uma bebida gasosa de sabor adocicado que traz diversos benefícios à flora intestinal e, por isso, recebe o apelido de “refrigerante funcional”.

Originário da China, é um velho conhecido dos adeptos de um estilo de vida saudável e, agora, segundo especialistas da beleza, tem tudo para entrar, também, no rol de produtinhos favoritos dos amantes de skincare.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF), Cristina Salaro, o líquido melhora a saúde da pele e está entre as apostas mais naturais da indústria dos cosméticos.

“Rico em probióticos e vitaminas do complexo B, o kombucha já pode ser encontrado na composição de diversos produtos dermatológicos e, de fato, é bem-vindo na hora do skincare“, revela Cristina.

Com a ajuda da dermatologista e da nutróloga Marcella Galez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o Metrópoles desvendou tudo que você precisa saber para incorporar a bebida supersaudável na rotina de beleza.

O que é kombucha?

Descoberto há alguns milhares de anos, o “refrigerante funcional” contém chá (preto, verde ou branco) fermentado, açúcar e, de acordo com a nutróloga, micro-organismos com diversos benefícios ao corpo.

Quais os benefícios para a saúde?

O kombucha tem probióticos (micro-organismos do bem) capazes de facilitar a digestão, melhorar o sistema imunológico, revitalizar a energia, aprimorar a absorção de nutrientes e diminuir a incidência de alergias.

Quando feito de chá-verde, ele ainda possui compostos ricos em antioxidantes, ativos excelentes para quem busca manter a jovialidade da pele.

A nutróloga revela que, para sentir os benefícios, o ideal é tomar um copo (de 100 a 300ml) de kombucha por dia. “Algumas pessoas, no entanto, são mais sensíveis e podem sentir impactos negativos no processo digestivo.

E para a beleza?

Recentemente, a bebida milenar virou alvo da indústria da beleza por sua mistura única de antioxidantes e probióticos.

O mix defende a pele dos radicais livres (um dos maiores vilões do envelhecimento precoce), ajuda a combater inflamações, favorece a preservação do colágeno e equilibra a quantidade de bactérias boas da cútis, deixando-a mais jovem, iluminada e bonita.

O kombucha já favorece a derme apenas quando ingerido, mas acredita-se que seu uso tópico, por meio de cremes e outros dermocosméticos, traga resultados ainda melhores.