Justiça Eleitoral de Franca convoca três mil mesários para trabalhar nas eleições

  • Robson Leite
  • Publicado em 17 de julho de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atuação dá direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento em emprego público ou privado.

A Justiça Eleitoral de Franca convocou 2.944 mesários para trabalhar nas eleições deste ano, em Franca.

Na 46ª Zona Eleitoral, ato do juiz eleitoral  Frederico Augusto Monteiro de Barros convocou 1.421 mesários de votação. Nesse total, estão incluídas as pessoas que vão atuar no recebimento de justificativas. Não estão computados os que foram convocados para apoio logístico nas eleições.

Já na 291ª Zona Eleitoral, a juiza eleitoral Julieta Passeri de Souza convocou 1.523 pessoas vão atuar como membros de mesas receptoras de votos e nas mesas de justificativas. Também não estão relacionadas nesse número as que vão atuar no setor de apoio logístico.

Geralmente, são quatro pessoas trabalhando em cada secção eleitoral e três pessoas nas mesas de justificativa.

400 mil no Estado

Em todo o Estado de São Paulo, a Justiça Eleitoral está realizando a convocação dos mais de 400 mil mesários que conduzirão a votação em 2 de outubro nas 101.627 seções eleitorais paulistas, além das pessoas que auxiliarão os trabalhos nos locais de votação.

Aqueles que trabalham como mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento em emprego público ou privado.

Os mesários ganham auxílio-alimentação no valor de R$ 45 por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

A Justiça Eleitoral irá disponibilizar treinamento aos colaboradores, por meio do aplicativo “Mesários”, bem como do “Manual do Mesário”, em que são abordados todos os procedimentos para atuação no dia da eleição.

O TRE-SP deve publicar os editais de nomeação de todos os mesários em seu próprio site até o dia 3 de agosto.


+ Política