Jovem de Capetinga faz Enem em Franca e família vai de torcida na porta da escola

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 21 de novembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, cerca de oito mil candidatos estão inscritos para o Enem 2021.

Raíssa Ferreira Gonçalves, de 15 anos, ao lado da família para fazer o Enem pela primeira vez, em Franca (Foto: Ana Laura Siqueira/G1)

A estudante Raíssa Ferreira Gonçalves, de 15 anos, ainda está no 1º ano do ensino médio, mas nem por isso deixou de se inscrever para o Enem neste domingo (21) em Franca (SP).

Na porta do local de prova, ela ainda contou com um grande incentivo da família. Mãe, pai, avó e irmão foram com ela para dar aquele último incentivo.

“Trazer a avó e o irmãozinho é uma forma de dar apoio à Raíssa, todo apoio para ela ter um incentivo maior e mostrar que está todo mundo aqui por ela”, diz a mãe Silma Ferreira Gonçalves.

Segundo o portal G1 de Ribeirão e Franca, Raíssa já decidiu qual faculdade quer fazer: a de Direito e em uma universidade federal. O Enem deste ano vai servir como uma experiência enquanto ela ainda não conclui o ensino regular.

Muito estudo

“A expectativa está muito alta, muito estudo. Eu quero fazer Direito e por isso estou me preparando. A ideia de vir treinar foi mais por conta da pandemia, para saber como estão as coisas, e também para ganhar experiência para o do 3º ano”, diz a adolescente.

A família mora em Capetinga (MG), a mais de meia hora de carro de Franca. Durante o ano, Raíssa também teve aulas à distância por causa da pandemia e diz que foi difícil aprender.

“Atrapalhou um pouquinho porque on-line é meio difícil estudar, né? Mas fiquei firme.”

Em Franca, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, cerca de oito mil candidatos estão inscritos para o Enem 2021.


+ Educação