Jogos Olímpicos estão abertos oficialmente em Tóquio sob forte segurança sanitária

  • Marcia Souza
  • Publicado em 23 de julho de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Abertura não contou com presença de público e cidades japonesas estão em alerta contra a pandemia

Abertura não contou com presença de público e cidades japonesas estão em alerta contra a pandemia

Nesta sexta-feira (23), os olhos de boa parte da população mundial estiveram voltados para a cidade de Tóquio.

Após o adiamento de um ano por causa da pandemia da covid-19 e ameaças de cancelamento, a 32ª edição da Olimpíada foi aberta na manhã desta sexta-feira.

Pela primeira vez na história, as cerimônias de abertura e encerramento, assim como as competições na capital do Japão, não tiveram a presença de público.

A decisão de proibir espectadores foi tomada por conta da decretação do estado de emergência em Tóquio até o final das competições até 8 de agosto, e em meio a críticas de autoridades de saúde do país e rejeição da população à competição.

Em outras cidades

Outras províncias que vão sediar competições também já confirmaram que não terão público: Chiba (que vai sediar competições de surfe, esgrima, taekwondo e luta olímpica), Kanagawa (beisebol/softbol, iatismo e futebol), Saitama (basquete, golfe e futebol), Fukushima (beisebol/softbol) e Hokkaido (futebol e atletismo).

As províncias de Miyagi (futebol) e Shizuoka (ciclismo) Ibaraki (futebol) ainda mantém previsão de público (50% do total e limitado a residentes no Japão) durante competições.

Os Jogos de Tóqu6io são a primeira Olimpíada da era moderna a ter um adiamento. Desde 189 (quando foram realizados os Jogos Olímpicos de Atenas), três edições foram canceladas.

As Olimpíadas de Berlim em 1916 (que não foi realizada por causa da 1ª Guerra Mundial), as Olimpíadas de Helsinque em 1940 e as Olimpíadas de Londres em 1944 (ambas canceladas por causa da 2ª Guerra Mundial).

De volta a Tóquio

É a segunda vez que Tóquio recebe os Jogos Olímpicos: a primeira foi em 1964, com 5.151 atletas de 93 países.

Um dos momentos mais marcantes daquela edição foi o acendimento da pira olímpica: quem fez as honras foi Yoshinori Sakai, nascido em dia 6 de agosto de 1945, em Hiroshima – no mesmo dia que a bomba atômica devastou a cidade.

Abertura e competições

Com duração de cerca de três horas, a tradicional cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos sofreram alterações em Tóquio, causadas pela emergência sanitária.

Além da proibição de venda de ingressos, algumas delegações (incluindo a brasileira) enviaram menos atletas para a cerimônia em que a Pira Olímpica é acesa.


+ Esportes