Ipem-SP divulga orientação sobre a compra e como usar o botijão de gás

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 20 de maio de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Ipem-SP também fiscaliza diariamente as distribuidoras e os revendedores de gás em todo o Estado de São Paulo.

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) está divulgando orientações sobre a compra e uso de botijões de gás após as duas recentes explosões devido ao vazamento do produto, inclusive com o ferimento de pessoas, uma delas com 98% do corpo queimado.

Na hora de instalar

Instalar o botijão de gás no fogão é coisa relativamente simples, mas que exige cuidados.

Em primeiro lugar, é preciso usar uma mangueira de gás e um regulador de pressão de gás aprovados pelo Inmetro. A mangueira é transparente com uma tarja amarela e traz a inscrição NBR8613 e a data de validade.

O regulador de pressão tem a marca Inmetro gravada e é válido por cinco anos, após o que precisa ser substituído.

Instale o botijão rosqueando a borboleta do regulador na válvula. Não use ferramentas para fazer isso, apenas as mãos.

Para ver se há vazamento, faça espuma de sabão e aplique sobre a válvula. Se a espuma borbulhar é porque há vazamento. Repita a operação.  Não se assuste com um pequeno vazamento, o gás não é venenoso e o botijão não irá explodir.

Entretanto, caso o vazamento persista, é importante remover o botijão para um lugar ventilado e chamar a empresa distribuidora.

Coisas que você não deve fazer com um botijão de gás

Nunca deite o botijão de gás e nem o coloque em local fechado.

Não coloque qualquer tipo de dispositivo no regulador de gás como, por exemplo, manômetros para verificar a pressão.

Nunca use mangueira de gás diferente da aprovada pelo Inmetro. O tamanho da mangueira também não pode ser aumentado, então nem pense em fazer extensões juntando várias delas.

“Gambiarras” não combinam com GLP.

Nunca passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derretê-la e causar acidentes. Ao trocar o botijão, não deixe nenhuma chama acesa e nunca, jamais, em tempo algum tente ver se há vazamento usando um fósforo aceso, ok?

Nunca aqueça o botijão para que ele “renda mais”.  Se, ao chegar em casa, você sentir cheiro de gás, não acione o interruptor de luz nem acenda qualquer chama. Vá direto para as janelas e abra tudo. Depois remova o botijão para um lugar ventilado e chame a distribuidora de gás. É bom ter o telefone da sua distribuidora sempre à mão.

Fiscalização 

O Ipem-SP também fiscaliza diariamente as distribuidoras e os revendedores de gás em todo o Estado de São Paulo.

A verificação da quantidade de gás contida nos botijões é feita por amostragem, e o tamanho da amostra depende do tamanho do lote presente no local de verificação.

A fiscalização considera a média e o desvio padrão da amostra, além de erros individuais. O Ipem-SP também verifica se a tara corresponde, de fato, ao peso do botijão vazio.


+ Cotidiano