Ipem-SP detecta erros em 43% dos produtos de limpeza examinados em laboratório

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de julho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fiscais encontraram erros em esponja de aço, limpador multiuso, lustra móveis, sacos para lixo, sabão em barra, entre outros

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou a Operação Casa Limpa em produtos de limpeza pré-medidos, aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor, na quinta-feira, 21 de julho.

Foram encontrados erros em 10 (43%) dos 23 produtos de limpeza examinados em laboratório. Os exames foram feitos nos laboratórios do Ipem-SP na capital, Bauru, Campinas e São Carlos.

Análise em laboratório

Os fiscais encontraram irregularidades em álcool etílico, amaciante de roupas, desinfetante, esponja de aço, limpador multiuso, lava roupas, lustra móveis, óleo de eucalipto, pedra sanitária, sacos para lixo, sabão em barra, sabão em pasta e sanitizante para tecidos e roupas.

Em 2021, foram encontrados erros em 6 (33%) dos 18 produtos de limpeza examinados em laboratórios do Ipem-SP.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. C

om uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.


+ Justiça