Inusitado: estudo revela que marido e mulher costumam ter pressão alta juntos

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 9 de dezembro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa aponta que casais têm até 47% mais chances de ter pressão alta juntos e sugere medidas de controle para evitar a condição

Segundo estudos, se um dos parceiros possui pressão alta, a chance do outro também ter varia entre 20% e 47% – foto Freepik

 

Uma pesquisa feita pela American Heart Association mostra que a pressão alta, uma condição de saúde que pode levar a consequências sérias como um infarto ou derrame, costuma ser um problema de casal.

Publicado na última quarta-feira (6/12) no jornal da associação clínica dos cardiologistas, se um dos parceiros possui pressão alta, a chance do outro também ter varia entre 20% e 47%.

“É comum que os casais tenham os mesmos interesses, ambiente de vida, hábitos e, por isso, imaginávamos que tivessem condições de saúde parecidas”, afirmou o cardiologista Jithin Sam Varghese, da Emory University, nos Estados Unidos, em comunicado à imprensa.

Como foi feito o estudo?

O estudo foi realizado com casais heterossexuais de 50 anos ou mais dos Estados Unidos, Inglaterra, China e Índia.

As informações analisadas compreendem dados de 3.989 casais norte-americanos, 1.086 casais ingleses, 6.514 casais chineses e 22.389 casais indianos.

Em 47% dos casais ingleses, ambos os indivíduos tinham pressão alta. Nos EUA, esse percentual era de 38%; na China de 21%; e na Índia de 20%.

Na China e na Índia, se os maridos tinham pressão alta, a chance da mulher ter era em média 20% maior.

“Nos países orientais existe uma noção mais forte de valores de família, com maior convivência integral dos casais, então por isso acreditamos que eles possam influenciar mais a saúde um do outro”, explica o epidemiologista, Peiyi Lu, Ph.D., da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, também autor do estudo.

Como controlar a pressão alta a dois?

O estudo indica que a melhor forma de controlar a pressão alta é integrar a atividade física ao cotidiano do casal e também manter uma alimentação saudável.

Segundo os especialistas, se esse é um problema dos dois integrantes do casal, deve ser enfrentado junto.

“Ser mais ativo, reduzir o estresse e adotar uma dieta mais saudável, podem reduzir a pressão arterial; no entanto, estas mudanças podem ser difíceis de alcançar e sustentar se o seu cônjuge não estiver disposto às mudanças”, defende a epidemiologista Barone Gibbs, da Escola de Saúde Pública da Virgínia, também nos EUA.

A American Heart Association também defende que o casal visite com frequência o cardiologista e que faça o controle da condição com medicamentos de acordo com o receitado pelo médico.

A associação recomenda:

– Manter o peso adequado para a idade;
– Não abusar do sal;
– Praticar atividades físicas regularmente;
– Ter momentos de lazer e de bem-estar para evitar o estresse;
– Evitar alimentos gordurosos;
– Evitar o tabagismo e o consumo de álcool.

*Informações Metrópoles


+ Saúde