Instituto Cidadania Italiana dá dicas para quem sonha em jogar futebol na Europa

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desejo de muitos jovens talentosos brasileiros pode ter os clubes da Itália como porta de entrada para a prática do futebol

A Itália é um país que respira futebol e essa paixão está presente em cada esquina, desde as ruas movimentadas até os imponentes estádios de algumas das maiores equipes do mundo.

Para muitos jovens talentosos cujo sonho é jogar na Europa, a cidadania italiana pode ser o passaporte para transformar esse desejo em realidade.

Por isso, a advogada Renata Bueno, ex-parlamentar italiana e presidente do Instituto Cidadania Italiana, reuniu algumas dicas valiosas para quem sonha em jogar futebol na Europa.

Invista em treinamento:

Dedique-se ao aprimoramento técnico e físico. Participe de escolinhas de futebol e torneios locais para ganhar experiência e visibilidade.

Conheça o idioma e a cultura:

Aprender italiano é essencial para se comunicar com colegas, técnicos e torcedores. Além disso, demonstrar interesse pela cultura local pode abrir muitas portas. Ela ajuda a entender o espírito competitivo e a paixão pelo futebol que move os italianos.

Esteja preparado para a competição:

O futebol europeu é altamente competitivo. Mantenha o foco, a disciplina e a determinação para superar os desafios.

Busque assessoria especializada:

O processo de reconhecimento da cidadania italiana pode ser complexo, mas com o suporte adequado, é possível contar com todo o auxílio necessário para garantir o passaporte europeu.

“Com a cidadania italiana, é possível se inscrever em clubes e academias de futebol na Itália sem as restrições impostas a estrangeiros. Muitos clubes italianos têm categorias de base renomadas, que são o berço de grandes jogadores”, destaca Renata.

Além disso, a cidadania italiana permite que o jovem atue em qualquer país da União Europeia sem a necessidade de visto de trabalho, ampliando as oportunidades.

A Itália é um dos principais centros do futebol mundial, e estar no país abre portas para contatos com olheiros, técnicos e agentes que podem impulsionar uma carreira no futebol.

Sobre o Instituto Cidadania Italiana 

Fundado em novembro de 2016, em Curitiba, o Instituto Cidadania Italiana tem como propósito oferecer assessoria confiável aos descendentes de italianos interessados em reconhecer sua cidadania.

Seu objetivo principal é auxiliar os descendentes em todas as etapas do processo, desde a busca e a conferência dos documentos até procedimentos como de tradução e apostilamento. Com uma equipe especializada, o instituto possui sede própria no Brasil e na Itália.

https://www.institutocidadaniaitaliana.com.br/


+ Cotidiano