“Trata Brasil” põe Franca na liderança em saneamento em ranking com 100 cidades

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de março de 2016 às 22:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto chega aos mais de cem mil imóveis de Franca

​Franca segue como destaque no “Ranking do Saneamento 2014” do Instituto Trata Brasil, organização que acompanha as condições e evolução no saneamento básico nas cem maiores cidades do país. O serviço na cidade é realizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Para se chegar aos dados, foi feito um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico (abastecimento de água; coleta e tratamento de esgotos; perdas; investimentos/arrecadação) dos 100 maiores municípios brasileiros. A base de dados consultada foi extraída do SNIS 2012 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) do Ministério das Cidades.

O novo ranking do Instituto Trata Brasil traz como novidade o desenvolvimento dos serviços de água e esgoto dos 20 melhores e 10 piores municípios, onde é possível detectar quais destas cidades atingiriam a meta de universalização do saneamento básico para 20 anos.

O ranking destaca cidades como Franca e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, ambas com 100% de esgoto coletado e tratado. Aqui, o serviço chega aos mais de cem mil imóveis da cidade. Já as cidades de Ananindeua e Santarém, no Pará, são as duas piores do ranking, com nenhum esgoto coletado.

O abastecimento de água de Franca é outro destaque no tocante ao saneamento, pois abrange toda a cidade. Para conhecer o ranking completo do Instituto Trata Brasil.

​Acesse aqui​


+ Cotidiano