Inscrições de jovens e adultos para o Encceja terminam na sexta-feira (22)

  • Salvador Netto
  • Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade apropriada e desejam o certificado dos ensinos fundamental e médio

Interessados em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem se inscrever pelo site do exame até sexta-feira (22).

A prova é destinada a pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade apropriada e desejam obter o certificado de conclusão de estudos nessas séries.

O Encceja será aplicado em todo país em 25 de abril. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos, caso queira certificação no ensino fundamental, ou 18 anos, para o ensino médio.

A inscrição é gratuita, exceto para quem se inscreveu na edição 2019, não compareceu no dia da prova e não justificou a ausência ou teve a justificativa rejeitada. Nesse caso, o candidato deve pagar taxa de R$ 40, até 27 de janeiro, por meio de boleto gerado no fim da inscrição.

O participante conquista o certificado de conclusão se atingir nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que promove o Exame.

#DicaDoEuEstudante: o Inep oferece apostilas para quem deseja se preparar para a prova. Acesse os materiais aqui.

Após inscrição, candidato deve fazer cadastro no portal do Governo Federal

O site do Encceja faz parte do Plano de Transformação Digital do Governo Federal, que pretende unificar os serviços digitais dos órgãos públicos.

Assim, após realizar a inscrição no site do Encceja, o candidato deve cadastrar-se no portal do Governo Federal para acessar a Página do Participante.


+ Educação