Inimigo da criatividade? 2 em cada 3 líderes de marketing temem trabalho híbrido

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 16 de dezembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Executivos de marketing dizem que terão como prioridades a tarefa de estabelecer novas formas de ajudar os funcionários a se adaptarem

A interação do escritório pode ser importante para o processo criativo dos funcionários

Executivos da área de marketing estão preocupados com a implementação definitiva do trabalho híbrido.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo LinkedIn na América Latina, cerca de dois terços dos líderes acreditam que passar menos tempo no escritório pode dificultar o surgimento de ideias inovadoras.

De onde vem essa preocupação?

O levantamento divulgado pelo portal 6 Minutos mostra que os diretores de marketing entendem que com a diminuição do contato presencial virando regra, os funcionários podem passar a não se sentir tão confortáveis uns com os outros, o que afetaria negativamente o processo de criação.

Essa é uma percepção que parte da experiência pandêmica. Mais da metade dos líderes de marketing (63%) acreditam que a pandemia enfraqueceu os laços sociais entre as equipes, sendo que alguns membros dos times nunca se encontraram pessoalmente.

Quais são os principais receios?

Mais de um terço (36%) dos líderes de marketing dizem que o trabalho híbrido e remoto tornará mais difícil para as pessoas construir relacionamentos significativos. Segundo eles, essa possível falta de entrosamento pode ser uma barreira para a criatividade e inovação dentro das empresas.

Como evitar isso?

Ao que tudo indica, não vai ter como fugir da nova realidade. Quase todas as empresas na América Latina (93%) planejam oferecer aos funcionários maior flexibilidade para a escolha do local de trabalho.

Diante dessa realidade, o levantamento também questionou os líderes de marketing sobre as habilidades que acreditam serem cruciais para liderar uma força de trabalho cada vez mais distribuída.

Arregaçar as mangas

A pesquisa também mostra que os entrevistados já estão arregaçando as mangas para encontrar soluções. 81% dos executivos de marketing dizem que terão como prioridades nos próximos seis meses as tarefas de estabelecer novas formas de trabalhar e ajudar os funcionários a se adaptarem.

Como foi feita a pesquisa?

O LinkedIn contratou a YouGov para pesquisar 350 executivos na América Latina — incluindo 59 CMOs (Chief Marketing Officer) — de organizações com mais de 1.000 funcionários e mais de US$ 300 milhões de faturamento anual.

A pesquisa foi realizada de forma online entre os dias 4 e 24 de agosto de 2021.


+ Trabalho