Impera e Instituto de Economia/ACIF pesquisam o Ecossistema de Inovação regional

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 25 de março de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é identificar, nas 23 cidades, quem promove, incentiva e participa de ações, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação

A Impera atende 16 startups com base tecnológica de diversos segmentos (Foto: Wilker Maia/Impera)

Uma parceria entre a Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) – criada pela Prefeitura de Franca, com apoio do Instituto Cidade do Calçado, e o IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) pretende mapear o Ecossistema de Inovação da Região Administrativa de Franca.

O objetivo do projeto é identificar, nas 23 cidades que integram a região, as startups e seus segmentos e também os diferentes atores que promovem, incentivam e participam de ações voltadas ao fortalecimento do ecossistema empreendedor, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação.

As cidades que participam da pesquisa são: Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara e Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Ecossistema

A Impera atende atualmente 16 startups com base tecnológica de diversos segmentos e é fruto de uma evolução do ecossistema, mas existem muitas iniciativas no mercado e a ideia da pesquisa é conhecer cada uma delas.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento, Lucimara Prado, o mapeamento trará o retrato real do perfil dos empreendedores e suas necessidades e potencialidades, ajudando a administração pública a planejar mecanismos de apoio para estimular o desenvolvimento da região.

“A Incubadora tem o objetivo de fomentar e ser agente indutor do desenvolvimento local, através do estímulo e suporte às startups. Estamos implementando metodologia nacionalmente validada para acompanhar de modo estruturado os incubados. Queremos conhecer as demandas para apoiar no desenvolvimento de novas ideias de negócios, criar conexões que farão estas empresas avançarem”, diz Lucimara.

O formulário da pesquisa é simples e leva, em média, 5 minutos para ser preenchido (https://shre.ink/k7BX).

Inovação

São dois direcionamentos: as startups, seus segmentos, setores que atuam e qual o diferencial de inovação de cada empresa; e os atores ou agentes de inovação e quais grupos pertencem: instituições de ensino superior; serviços tecnológicos para inovação; ambientes de inovação; APLs ou polos de desenvolvimento econômico; governo, sistema S; coworkings; associações e conselhos; iniciativas e grupos; imprensa; organizações estudantis de apoio à inovação e empreendedorismo.

As informações coletadas serão divulgadas apenas em números absolutos totais (atividades, conexões e informações demográficas), sendo confidenciais os dados individuais de todos os participantes da pesquisa.

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca), responsável pela criação do formulário de pesquisa que servirá como base do mapeamento, receberá os dados para tabulação e construção de um painel de controle (dashboard) que irá identificar, dentre outros aspectos, as áreas de atuação em que as startups e os atores estão inseridos, municípios em que operam e conexões feitas junto a órgãos governamentais e de iniciativa privada.

Vitrine virtual

Após a criação do dashboard, o IE-ACIF ainda irá estruturar uma landing page – vitrine virtual – para divulgar as startups e instituições. Como recurso, o visitante poderá clicar sobre o logo das empresas e ser redirecionado ao site de cada uma delas.

“O mapeamento proposto é de suma importância, já que o setor de tecnologia tem crescido em Franca e seu monitoramento é necessário para entendimento do segmento e proposituras de ações de fomento”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

“Para se ter uma ideia, em 2018, 12 CNPJs foram abertos no setor de tecnologia, em Franca. No último ano, foram 72. Levando em consideração a média de abertura de empresas nos últimos cinco anos, 2022 apresentou um resultado 70% superior à média”, ressalta.

O gestor da Impera, Jean Dunkl, destaca a importância dessas ações. “Franca vem se evidenciando como berço do empreendedorismo e são diversas as iniciativas nas áreas da tecnologia e inovação, desde infraestrutura à soluções oferecidas. Para a Incubadora é de extrema importância entender a evolução desse mercado regional. Com este cenário em mãos podemos aproximar empreendedores, conectar iniciativas, ajustar nossas ofertas de incubação e eventos”, avalia Jean.

SERVIÇO

Mapeamento do Ecossistema de Inovação da Região Administrativa de Franca

Link para responder: https://shre.ink/k7BX

Informações: Impera – Rua Major Mendonça, 1659 – Cidade Nova – Franca/SP – (16) 99974-5209 / Instagram: @impera.franca


+ Tecnologia