Hospital Unimed Franca oferece plantão psicológico para seus colaboradores

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de janeiro de 2021 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças mentais estão entre as três principais causas de afastamento do trabalho no Brasil

Unimed Franca oferece apoio psicológico aos seus colaboradores na pandemia

Unimed Franca oferece apoio psicológico aos seus colaboradores na pandemia

 

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças mentais estão entre as três principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

Porém, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e do cenário de incertezas que a situação gerou, essa situação pode ter se agravado, principalmente em relação aos profissionais ligados à área da saúde, já que o momento é um potencializador de emoções, sentimentos e angústias.

Por esse motivo, a Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade passaram a oferecer desde o início da pandemia os Plantões Psicológicos para atendimento exclusivo aos colaboradores.

O projeto é definitivo e o objetivo principal é contribuir para a promoção da saúde integral do colaborador.

“Ouvir faz parte do nosso jeito de cuidar de quem cuida, e com tudo isso que estamos vivendo, nosso foco é na humanização e cuidado não somente aos pacientes, mas aos nossos profissionais”.

“Esse cuidado vai além do profissional, por isso implantamos o Projeto “Você Importa” através dos atendimentos que são realizados por uma psicóloga capacitada da equipe de Psicologia Unimed, garantindo todo sigilo e ética profissional”.

“O projeto consiste em um espaço aberto ao colaborador que ofereça a possibilidade de acolhimento e de ser ouvido a quem procura”.

“A partir dessa escuta, questões emergentes poderão ser trabalhadas, e não há temas ou questões que não serão abordadas. Qualquer questão que venha incomodar o colaborador é uma questão importante”, comenta Michelle Figueiredo, Coordenadora de gestão de pessoas da Unimed Franca.

Desde que o projeto passou a funcionar, foi identificado o quão necessário é esse cuidado.

Demandas como reorganização de crenças estruturais, ansiedade, traços de depressão, dificuldades financeiras, medo e angústia puderam ser atendidas e tratadas.

São oferecidos subsídios necessários e despertando recursos internos, para que cada um consiga lidar melhor com suas demandas pessoais para realizarem seu trabalho de forma mais íntegra e com qualidade.

“É um benefício focado principalmente na saúde integral do colaborador e no valor que pode ser agregado à qualidade de vida no trabalho.”

Isso permite que o mesmo se organize internamente, se posicione diante do seu sofrimento psíquico e assim trabalhe mais motivado, com menor índice de estresse e absenteísmo”.

“E diminui, também, o risco de acidentes de trabalho”, esclarece Tarsia Reis, psicóloga responsável pelos atendimentos.

*Com Informações Assessoria de Imprensa Unimed Franca

 


+ Saúde