Horta em casa: Confira algumas dicas para começar a fazer a sua já!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muita gente tem o sonho de ter uma horta em casa, mas não faz ideia de como começar

Ter uma horta em casa é uma ótima maneira de ter alimentos fresquinhos e saudáveis – foto Freepik

 

Muita gente tem o sonho de ter uma horta em casa. Essa é uma ótima maneira de ter alimentos ricos, nutritivos e sobretudo orgânicos.

No entanto, é comum que quem tenha esse desejo não saiba exatamente por onde começar ou o que plantar.

Se esse é o seu caso, uma dica é apostar nos microverdes, também chamados de microgreens.

Eles nada mais são do que hortaliças ultrajovens, que passaram da fase de broto, mas ainda são consideradas baby folhas. Suas vantagens incluem uma maior facilidade e rapidez no cultivo, além de serem ricas em nutrientes.

“O broto é a primeira fase da planta, que ocorre nos primeiros quatro ou cinco dias. O microverde é a fase na qual ela lança suas primeiras duas folhinhas, o que ocorre de 7 a 20 dias após a semeadura“, explica Andrei Santos, diretor de planejamento estratégico da ISLA Sementes.

Para além do consumo de alimentos, a horta em casa possui diversas vantagens.

“Produzir seus próprios alimentos é uma atividade que vai além do consumo mais consciente dos alimentos. É um processo de aprendizado do comportamento das plantas, e uma ótima atividade em família, que proporciona o maior interesse para o consumo de hortaliças e suas diversidades”, comenta Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da ISLA Sementes.

Agora se o bichinho do dedo verde te pegou e você é uma das pessoas que tem o desejo de começar a ter uma horta, veja o passo a passo a seguir e mão na massa!

Prepare o recipiente

Primeiramente, você precisará preparar os recipientes para a plantação, que podem ser bandejas de cultivo. Para isso, coloque cerca de 1 dedo de substrato à sua escolha nelas.

Além disso, certifique-se de que a semente possa receber luz e não fique obscurecida pelas bordas dos vasos, jardineiras ou qualquer outro recipiente.

Hora de semear

Em seguida, espalhe uniformemente as sementes por toda a superfície do vaso, cuidando para que uma não fique em cima da outra.

Você pode distribuí-las como se estivesse salpicando as sementes pelo substrato, não sendo necessário cobri-las. Depois, borrife água cuidadosamente até umedecer bem toda a área.

Cuidando do seu alimento

Com a ajuda do borrifador, regue diariamente a sua produção, especialmente nos primeiros dias. Porém, atenção: você quer manter o substrato sempre úmido, nunca encharcado, viu?

Deixe o recipiente em um local bem iluminado. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie. Nesse sentido, fique atenta às indicações no verso do envelope da semente que você adquiriu.

Hora de colher!

Quando as suas plantinhas atingirem entre de 6 e 8 cm, é hora de fazer a colheita. Você pode segurá-las delicadamente pelas folhas e cortá-las com a ajuda de uma tesoura, bem próximo do substrato para melhor aproveitamento.

É importante lembrar que os microverdes não irão nascer novamente, ou seja, você precisará realizar um novo semeio para obter uma nova produção.

*Informações Alto Astral