HISTÓRIAS DA MÚSICA UNIVERSAL

  • mmargoliner
  • Publicado em 20 de junho de 2016 às 08:54
  • Modificado em 20 de junho de 2016 às 08:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O JAZZ


Falar do “JAZZ” exige tempo e muitas e muitas pautas. Assunto quase que infinito. Mas, arrisquemo-nos um bocadinho.

O “JAZZ” nasceu no começo do século XX entre a população afro-americana do sul dos Estados Unidos e foi produto da mescla de duas culturas musicais diferentes, a européia e a africana e marcou o desenvolvimento da música no século passado.

A música européia chegou à América do Norte com os colonos do Velho Continente, enquanto que a música africana desembarcou nas Antilhas e sul dos Estados Unidos com os escravos, vindos da costa ocidental da África.

A cidade de Nova Orleans, capital do estado da Louisiana, é considerada o berço do jazz que, com o tempo, ganhou adeptos em todas as partes do mundo e vem apresentando diversas correntes ao longo do tempo, numa interminável seqüência de pesquisas e adaptações.

A principal característica do gênero é a improvisação e não a interpretação fiel de uma obra escrita, como aparece na tradição erudita européia.O músico de jazz cria, no momento em que atua, fazendo da improvisação a base da sua arte.Portanto, duas interpretações diferentes de um mesmo tema, podem ser consideradas duas obras distintas.

Entre suas características técnicas destaca-se o ritmo. O jazz é uma música sincopada que produz estimulante sensação rítmica, o chamado “swing”.

Se formos continuar falando aqui e agora do jazz, vamos entrar nas correntes musicais, nos aspectos históricos, entrando aí no assunto sobre dixieland, jazz clássico, free jazz, bebop, jazz fusion, os músicos que se destacam em cada segmento e por aí afora…

Então, façamos o seguinte : vamos combinar encontro nas próximas sessões. De minha parte, fechado !

ENCONTROS QUE VALEM A PENA

MÁRCIO FRANÇA. Não, político, não ! Músico com “M” maiúsculo.

Um cara que não conhece dificuldades, que, com a voz e o violão, não encontra barreiras pra passear livremente entre os mais variados estilos musicais, diante das mais diferentes plateias. Mesmo que não seja do seu agrado (e eu sei muito bem disso), ele desenrola o novela e mostra o som como tem que ser mostrado, sozinho ou bem acompanhado. Conhece tudo, esse menino (e põe  carnaval na conta desse “menino”, eh eh eh ).

Tive a honra de ter o Márcio como meu primeiro convidado no programa BENY CHAGAS TALK SHOW que apresentei por alguns anos na Nova TV Franca. De improviso, cantou e tocou (e cantamos juntos) desde clássicos da MPB e do pop até marchinhas de carnaval. “Na maior”, sem ensaio, sem medo de ser feliz !

O Márcio é o que o artista da noite tem que ser. Veste perfeitamente o famoso “quem sabe faz ao vivo”.

Fim de semana passado, pude rever e ouvir com gosto o meu amigo, acompanhado do percussionista Igor Paim  no palco da aconchegante casa comandada pelo meu grande amigo Dulcimar Batista, a Rotatória do Peixe.

Anota aí no seu caderninho de possíveis contratações pra sua próxima festa : MÁRCIO FRANÇA.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Nesta semana tocamos Chet Baker, Frank Sinatra, Ray Charles, Yo Yo Ma junto com Rosa Passos, Beny Chagas…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Nesta semana : Bill Haley & The Comets, Isac Hayes, Doobie Brothers, Gênesis, Roberto Carlos e muitos outros !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Não abrimos mão de você!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero