HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

  • mmargoliner
  • Publicado em 6 de junho de 2016 às 09:38
  • Modificado em 6 de junho de 2016 às 09:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

LUIZ GONZAGA


Denominado o “Rei do Baião”, o sanfoneiro e cantor Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, Pernambuco, em 1920 e faleceu em Recife, no ano de 1989. Aprendeu a tocar a sanfona com o pai, citado em muitas de suas canções como “Seu Januário”. Nos anos 1930, mudando-se para o Rio de Janeiro, trilhou os mesmos caminhos que a maioria dos artistas, principalmente os músicos, têm percorrido desde sempre : apresentar-se em casas noturnas, shows em troca de pouquíssimo dinheiro, até mesmo realizando apresentações na rua, o que aqui no Brasil não resulta em quase nada, financeiramente.

Sua grande chance aconteceu no programa de calouros de um dos maiores reveladores de talentos deste País : Ary Barroso. Depois disso, Luiz Gonzaga adotou a vestimenta de nordestino, com chapéu de vaqueiro e tudo e fez dela sua marca registrada, criando, em 1945, o gênero musical que chamou de baião. Por sinal, a música que foi lançada estabelecendo ritmo, estilo e temática, foi composta em parceria com Humberto Teixeira e leva o nome de “Baião”, cuja letra já abre em tom didático : “Eu vou mostrar pra vocês/ como se dança o baião/ e quem quiser aprender/ é só prestar atenção…”

Em 1947 os compositores lançam a mais famosa criação do gênero, “Asa Branca”, que se transforma em clássico e atravessa fronteiras.

No Brasil, Asa Branca ganhou gravações, entre vocais e instrumentais, através do talento de Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Chitãozinho e Xororó , Badi Assad, Fagner , Hermeto Paschoal e tantos outros, além de versões em Inglês por conta de David Byrne, Raul Seixas, Demis Roussos e diversos outros.

Gonzagão, como passou a ser chamado depois do sucesso de seu filho Gonzaguinha, foi uma das mais completas e importantes figuras da MPB. Sua marca registrada foi a forma de se apresentar acompanhada do próprio acordeom ( ou acordeão, ou ainda acordeon), zabumba e triângulo, cantando a tristeza, a pobreza e as injustiças de sua terra ao resto do País, difundindo estilos como o próprio baião, o xote e o xaxado.

Entre outras canções que se tornaram sinônimo de sucesso e imortalidade através de sua interpretação podemos incluir “Juazeiro”, “Assum Preto” e “Qui Nem Jiló”.

(Fontes : Enciclopédia do Estudante – Estadão – Editora Moderna – 2008

                Revista Melodias (Arquivo Pessoal).

.

OLHA A “FITA” DE NOVO AÍ, GENTE !


Depois de “quebrar tudo” no final do mês em badalada casa de shows da cidade, com presença de grande público e performance impecável, a banda “Fita Crepe” tem nova apresentação programada pra Franca.

Cada vez mais afinados entre si e em perfeita sintonia com os admiradores de seu trabalho, os músicos contam com presença ainda maior dos que curtem grandes releituras de imortais clássicos do rock e do blues, bem como as  irretocáveis interpretações de canções de autoria de integrantes da própria banda.

Paulinho “Paulada”- bateria, Diego Randi- baixo e Zûk Chagas- guitarra, violão e vocal estão muito felizes e satisfeitos com a repercussão da execução de suas gravações na Mais Brasil FM, particularmente no programa “Essas Bandas de Cá”, ao lado de outros grandes valores da música de Franca.

A próxima apresentação do grupo será no sábado, dia 25 deste mês de junho, no Pub Zé Brasil, que fica na Av. Ismael Alonso y Alonso.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Nesta semana tocamos Saskia Laroo,Diego Figueiredo junto com Cyrille Aymée, Rita Lee, Charles Aznavour…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Nesta semana : Badfinger, Beth Carvalho, Secos & Molhados, Manfred Mann, Ritchie Valens e muitos outros !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash e novos endereços.

Não abrimos mão de você!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero