HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

  • mmargoliner
  • Publicado em 14 de maio de 2016 às 19:37
  • Modificado em 14 de maio de 2016 às 19:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

COPIANDO E INFORMANDO : A BOSSA NOVA

Tom Jobim, um dos pais da Bossa Nova

Surgiu no final dos anos 50. Veio, segundo alguns, pra sofisticar a música brasileira. No início influenciada pelo jazz, mais tarde devolveria toda essa influência, passando a ser assimilada por músicos de todo o mundo.

Oficialmente são considerados os pais da bossa nova, João Gilberto e Tom Jobim.

João, o responsável pela batida do violão que a caracterizou, com sua então nova e recém criada divisão rítmica,  e Tom, responsável por sua sofisticação harmônica, baseada em acordes dissonantes.

Antes do surgimento, digamos, oficial, da bossa nova, houve alguns antecessores, como, por exemplo, o pianista, arranjador e cantor  João Donato, que já em 1953  (5 anos antes do nascimento da bossa nova), já usava síncopes semelhantes à batida do violão de João Gilberto. Entre os cantores, os mais importantes foram Johnny Alf e Dick Farney, ambos admiradores do jazz , que gravaram também em inglês. Johnny era também pianista e já aplicava com grande intimidade as harmonias dissonantes do gênero. Dick conhecia e fazia releituras jazzísticas de todos os standards americanos, convivendo, portanto, com a sofisticação da harmonização de tal repertório. Não podemos nos esquecer de Lúcio Alves. Foi outro grande antecessor da bossa nova, segundo Zuza Homem de Mello.

Foi com João Gilberto, que tocou violão em duas faixas (“Chega de Saudade” e “Outra Vez”) de um disco gravado por Elizeth Cardoso no início de 1958, Canção de Amor Demais, que a bossa nova se tornou a trilha sonora de uma geração privilegiada, aquela que era jovem no auge do período que seria chamado de “anos dourados”.

João Gilberto

Desde então, a bossa nova seria tomada como um divisor de águas. Atualmente infelizmente muito pouco produzida aqui no Brasil, é muito cultuada e gravada quase que à exaustão no exterior. Em nosso programa de rádio “BENY CHAGAS MUSIC SHOW” (vide emissoras e horários abaixo), graças à dedicada pesquisa de nossa equipe, temos descoberto e tocado inúmeros artistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Europa que têm explorado o estilo.

Apesar de tudo, também no Brasil quase todos os gêneros posteriores devem alguma coisa à sempre viva BOSSA NOVA.

Fonte : Enciclopédia do Estudante- Editora Estadão –Edição 2008.

TALENTO “DA” FRANCA


TUNICO MAGNO. Sempre admirei demais a competência desse “menino” ! Essa admiração aumentou quando o ouvi com mais atenção há muito tempo atrás no então super badalado Buteco do meu amigo Lu. Repertório da maior “finesse” pro meu gosto pessoal, que ia de Paulinho da Viola a João Nogueira. MPB de primeira meeesmo.

Tunico chegou até a manter um programa semanal na Unifran Fm, depois na Mais Brasil FM, o “mesa de Bar”, no qual tocava justamente esse repertório pra lá de bom, com canções escolhidas a dedo. Infelizmente, parou! (Parou por que ?)

Mas no palco ele continua, violão e voz  e todo o talento que Deus lhe deu. E o bom gosto, ao interpretar todas as jóias da música brasileira, incluindo criações de Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Almir Sater…

Dá gosto ouvir esse talento  francano chamado TUNICO MAGNO.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Tocamos Mario Biondi, Lou Rawls, Etta James, Quincy Jones, Mel Tormé…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Bobby Darin, Mamas and Papas, The Shocking Ble, 14 Bis  e muito mais !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash e novos endereços.

Não abrimos mão de você!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero