HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

  • mmargoliner
  • Publicado em 9 de maio de 2016 às 10:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

SUA MAJESTADE A VOZ

A VOZ HUMANA é o mais antigo dos instrumentos musicais. Quando o ser humano quer expressar algo que ultrapassa os limites da fala, nasce a música vocal ou cantada.

Segundo a ALTURA dos sons, a voz humana pode ser :

AGUDA, que corresponde ao timbre feminino (mulheres ou crianças), e que recebe a classificação de SOPRANO e MEIO-SOPRANO.

INTERMEDIÁRIA, ou voz grave de mulher, é a voz de CONTRALTO ; aguda do homem, TENOR.

VOZ GRAVE, própria do homem, é classificada com o nome de BARÍTONO ou BAIXO.

Segundo seu TIMBRE, a classificação é diferente:

as vozes agudas seriam as de SOPRANO (feminina) e de TENOR (masculina); as INTERMEDIÁRIAS, MEIO-SOPRANO (feminina) e BARÍTONO (masculina); e as GRAVES, CONTRALTO (feminina) e BAIXO (masculina).

Essas vozes podem ser solistas como nas óperas, oratórios, operetas, etc., ou agrupadas, formando corais, orfeões, etc.

Durante séculos, as grandes igrejas e palácios da nobreza mantiveram músicos profissionais chamados de “capelas musicais”.

A Igreja não permitia o canto profissional de mulheres em suas capelas. Por isso, alguns cantores especializaram-se em cantar com voz de falsete, na tessitura aguda própria dos sopranos e contraltos. Assim, nasceram os falsetistas ou contratenores. Essa especialidade ressurgiu nos dias atuais com a busca da interpretação autêntica, ou seja, fiel ao verdadeiro som de cada época histórica.

Nem todos os estilos musicais utilizam a mesma técnica vocal : o pop e o rock não empregam a técnica de impostação clássica, buscando uma voz mais pessoal, diferente de todas as outras, dentro da emissão natural de cada indivíduo.

E falando em canto à capela ( ou acappella), temos pelo mundo afora diversos grupos especializados em interpretar não só frases musicais, em si, mas também em reproduzir sons de instrumentos até de percussão, com a própria voz. No Brasil, o grande destaque é o sexteto carioca BR 6.

Grupo BR 6

FRANCANO DE TALENTO


ÂNGELO THOMAZ . Conheci esse cara quando cantava juntamente com sua irmã Desirê, num restaurante no bairro da Estação, em Franca (SP), há bastante tempo. Anos 90, talvez, não tenho certeza. A certeza que eu tenho é que , algum tempo depois, os dois dominavam a noite francana. Onde a gente ia, nas minhas folgas (naquela época eu cantava muito na noite, ainda), lá estavam os dois e , detalhe : com uma legião de fãs que os seguiam onde se apresentavam. Gravaram CD, DVD e se consolidaram como grandes intérpretes de música brasileira  dos mais queridos da terrinha.

Em dado momento da vida, mais precisamente há 4 anos e alguns meses, Ângelo pediu licença pra irmã Desirê e combinou com a esposa e a filhinha uma esticada até Natal, no Rio Grande do Norte. E por lá ficaram. E ele ganhou o público, com seu violão, sua voz e  seu carisma. Hoje é figura obrigatória por aquelas bandas, com agenda repleta apesar da crise e com o direito de se dar o luxo de fazer temporada no Chile, onde já tem regresso acertado pro ano que vem.

Daqui a pouco, entenda nos próximos meses, Àngelo lança seu CD solo que pretende divulgar através da Internet com o objetivo de alcançar , além do Brasil, toda a América Latina.

A exemplo de nossa querida amiga Juçara Figueiredo, Ângelo sentiu firmeza no nordeste da Região Nordeste, onde sua arte foi valorizada e lhe foi possibilitada grande estabilidade na carreira artística.

Quem sabe fazer e faz bem feito recebe o que merece. E  ele teve reconhecimento, valorização  e prestígio.

Meu amigo ÂNGELO THOMAZ !!!

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Tocamos Steve Tyrell, Cauby Peixoto junto com  Gilberto Gil, Tony Bennet + George Benson, Stacey Kent…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Neil Sedaka, Timmy Thomas, Marcos Valle e Milton Nascimento,  The Monkees  e muito mais !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash e novos endereços.

Não abrimos mão de você!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.